Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/24 às 14h52 - Atualizado em 20/06/24 às 9h30

Emater-DF realiza oficina em Sobradinho sobre o aproveitamento de PANCs na agricultura familiar

COMPARTILHAR

O engenheiro-agrônomo Daniel Rodrigues demonstra formas de manejo da moringa

 

 

Como atividade da Semana do Produtor Rural de Sobradinho, a Emater-DF ofereceu uma oficina sobre segurança alimentar e elevação de renda com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) a produtores rurais do acampamento Renascer, no núcleo rural Córrego do Arrozal. A oficina foi realizada nesta terça-feira (18) e reuniu cerca de 50 pessoas.

 

Durante o evento, o engenheiro-agrônomo Daniel Rodrigues, gerente do Escritório de Agroecologia e Produção Orgânica (Esorg) da Emater-DF, apresentou algumas das principais plantas encontradas na natureza que têm alto valor nutritivo e podem ser cultivadas visando a comercialização. “Muitas dessas espécies são consideradas ‘mato’ pelo senso comum, mas de forma geral, elas têm mais nutrientes do que as hortaliças que consumimos, pois são menos afetadas por insumos usados na agricultura”, explicou.

 

O extensionista da Emater-DF levou algumas mudas e ramas para exemplificar como o manejo pode ser feito — dentre elas, o nirá, a beldroega e a moringa. “Uma dica é levar as PANCs para o ponto de comercialização e oferecer ao consumidor, falando sobre o valor nutricional e formas de preparo, conquistando o cliente”, sugeriu.

 

Para auxiliar os produtores que desejam cultivar as plantas, a Emater-DF está elaborando fichas com informações sobre as cultivares. O trabalho, desenvolvido será distribuído aos agricultores e vai conter valores nutritivos e receitas. “Sabemos que a moringa tem sete vezes mais vitamina C que a laranja, 17 vezes mais cálcio que o leite e 25 vezes mais ferro que o espinafre”, destaca o estudante de Agronomia Isaac Uriel, estagiário da Emater-DF que está sendo orientado pela equipe do Esorg na elaboração das fichas.

 

O agricultor José Dionísio Cardoso, que planta bananas e pitaya, dentre outras frutas e hortaliças, disse que possui pés de moringa na chácara. “Mas eu não sabia das qualidades nutritivas e comerciais da planta. Agora vou aproveitar, cuidar melhor e posso até vender na feira”, vislumbra.

 

O agricultor José Dionísio com sementes de moringa

Ao final da reunião, a equipe da Emater distribuiu sementes, mudas e ramas de algumas PANCs para que os agricultores possam desenvolver o cultivo.

 

O acampamento Renascer é atendido pela Emater-DF e está em vias de regularização pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Jane Barbosa de Freitas, secretária da Associação Ecoagrovila Renascer, que reúne os moradores da comunidade, disse que a Emater-DF tem dado assistência aos moradores de forma bastante satisfatória. “Temos potencial para a agricultura orgânica, estamos otimistas com o trabalho que os extensionistas têm realizado aqui”, relata. Os agricultores estão no local desde 2009.

 

A atividade fez parte da Semana do Produtor de Sobradinho. A gerente do escritório da Emater-DF na região, Clarissa Campos, falou que a equipe preparou uma extensa programação para as 27 comunidades atendidas pela equipe. “A semana se encerra neste domingo, com uma edição especial na Feira do Padre, onde nossos agricultores vão apresentar o melhor da produção local”, convida a extensionista.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br