Extensionista da Emater-DF apresenta as alternativas tecnológicas apoiadas pelo projeto e que reduzem a quantidade de gás carbônico na atmosfera
Dentre as várias alternativas tecnológicas disponíveis para uma agricultura ambientalmente responsável e sustentável, os sistemas de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF) são uma das que mais tem conseguido adeptos no país. A Emater-DF divulga a prática para os produtores do Distrito Federal no âmbito do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC). A experiência foi apresentada nesta quarta-feira (21) durante o 8º Fórum Mundial da Água, pelo médico veterinário Luiz Carlos de Britto, extensionista da Emater-DF.
Segundo Luiz Carlos, a empresa já apoiou a instalação de unidades demonstrativas de ILPF no Distrito Federal. “Com a combinação de culturas, criação de animais de forma adequada e sistemas florestais, o produtor pode diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera, transformando-o em energia elétrica, e assim, reduzindo o consumo de água e outros recursos naturais”, explicou.
Evento internacional — O 8º Fórum Mundial da Água foi criado para estabelecer compromissos políticos sobre os recursos hídricos. Em Brasília, ele é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo Governo de Brasília e pelo Ministério do Meio Ambiente. Durante o evento, que termina na próxima sexta-feira (23), o Sistema Público da Agricultura — composto pela Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Ceasa-DF —, participa mostrando as experiências de sucesso que têm contribuído para a sustentabilidade da atividade agropecuária na capital do país.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br