Governo do Distrito Federal
17/04/18 às 10h14 - Atualizado em 17/04/18 às 12h08

Piscicultura

 

Quando comparado com as demais unidades da federação, o Distrito Federal apresenta condições favoráveis para a piscicultura em diversos aspectos. O consumo local, por exemplo,  é de aproximadamente 14 Kg/ano de pescado por pessoa, enquanto a média nacional é algo próximo a 9 kg/ano por habitante. Apesar de um consumo acima da média nacional, pode-se afirmar que ainda se come pouco peixe no DF. Segundo relatório da FAO (Food and Agriculture Organization, agência da Organização das Nações Unidas – ONU para a agricultura e alimentação), em países desenvolvidos a média ultrapassa os 40kg/ano/per capita.

 

Acontece que o DF não produz a maior parte do pescado que consome: Segundo a Inforpesca (2011) o DF consome 36 mil toneladas/ano de pescado, mas produz somente 2,37 mil toneladas (IPA-Piscicultura 2011, SisAter/Emater-DF).

 

Do ponto de vista mercadológico, estudos de viabilidade econômica atuais indicam que o resultado financeiro da produção da piscicultura tem sido bastante atrativo, (eg. OMAR et al, 2008).

 

Atenta a esse potencial, a Emater-DF atua para que a atividade seja desenvolvida com responsabilidade técnica e ambiental, considerando o potencial da região e as vocações locais.

 

Neste tocante, no ano de 2011 foi fundada no Distrito Federal uma associação de aquicultores – HAJAPEIXE, com apoio da EMATER-DF. Esta associação hoje é responsável pela venda de pescado no Mercado do Peixe de Brasília e conta com cerca de 98 associados, dos quais 63 são produtores familiares com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), viabilizando assim a venda do produto destas famílias para os programas de compras institucionais, além do mercado de varejo.

 

Para 2013, a Emater-DF traz ações de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola (ATEPA) para o território do Distrito Federal e assentamentos da Região Integrada do Distrito Federal e Entorno (RIDE), atuando por meio de convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

 

O Projeto de Fortalecimento e Organização dos Aquicultores Familiares e Pescadores Artesanais têm por objetivo promover e apoiar atividades de aquicultura e atividades de pesca artesanal visando o desenvolvimento local sustentável e solidário, a inclusão sócioprodutiva do pequeno aquicultor/aquicultor familiar, a segurança alimentar e, com isto, melhorar a qualidade de vida das comunidades pesqueiras tradicionais e dos aquicultores familiares, adotando princípios de inclusão e participação dos atores envolvidos.

 

Para informações complementares entre em contato com a Emater-DF no e-mail piscicultura.emater@gmail.com ou pelo telefone 3340-3078.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br