Emater-DF acompanha excursão que leva aprendizado e troca de experiências aos participantes
Nesta quarta-feira (21) um grupo com cerca de 40 participantes do 8º Fórum Mundial da Água realizou uma visita técnica ao Projeto Produtor de Água do Pipiripau. O objetivo da excursão foi apresentar aos participantes do fórum o funcionamento do projeto e as ações já realizadas na prática.
Os visitantes saíram cedo da Vila Cidadã e passaram primeiro na área da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) onde fica a captação de água do Rio Pipiripau. Em seguida foram para a propriedade do agricultor Daniel José Pires, conhecer um exemplo das ações de conservação de solo realizadas.
“Essa estrada tinha uma erosão bem grande, mas não queremos que a água seja um problema para a estrada, queremos que essa água infiltre no solo para, quando reduzirem as chuvas, ela voltar para as nascentes”, explica o especialista em Recursos Hídricos da ANA, Rossini Ferreira.
Para o agricultor, o projeto já tem mostrado resultados. Além da estrada que agora está conservada e não apresenta mais a erosão, ele já nota um diferencial na disponibilidade de água do poço em sua propriedade. “O projeto influenciou bastante na questão da manutenção das nossas áreas e pra gente tá sendo bom”, diz Daniel, que recomenda o projeto para outros agricultores.
Revan Soares, extensionista da Emater-DF que acompanha as ações do projeto no Núcleo Rural Taquara, explicou o papel da empresa de fazer a ponte entre o projeto e os produtores. “Estamos na linha de frente, fazendo os primeiros contatos do projeto com o produtor e temos visto uma boa aceitação”, diz Revan. Das 180 propriedades da área, 103 já estão inseridas.
A participante Rafaela Comparim, engenheira ambiental da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), veio conhecer as experiências do Produtor de Água no DF. “Nosso foco maior é na conservação de estradas, e observei que o modelo usado aqui de terraços e barraginhas parece ter uma manutenção mais simples do que o adotado em Balneário”, afirma Rafaela, ao exemplificar uma experiência que pode compartilhar após sua visita.
Após o almoço, os participantes foram conhecer outra propriedade do projeto, com foco na restauração de áreas degradadas.
No próximo sábado (23) haverá mais uma visita ao mesmo circuito. Interessados podem fazer a sua inscrição no estande do Projeto Produtor de Águas do Pipiripau tanto na Expo, quanto na Vila Cidadã.
Fórum Mundial da Água
O Fórum Mundial da Água foi criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água a fim de estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos. Sua 8ª edição deve reunir 45 mil pessoas no Estádio Mané Garrincha de 18 a 23 de março. Além dos momentos de debate e da Exposição, que são restritos aos pagantes, este ano o evento terá dois espaços de acesso gratuito ao público: a feira e a Vila Cidadã.
O 8º Fórum Mundial da Água é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional de Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
–
Serviço:
8º Fórum Mundial da Água
De 18 a 23 de março
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Inscrições pelo site
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br