O morango é um dos frutos mais perecíveis e está entre os mais sensíveis no quesito contaminação. Por esse motivo, a Emater-DF realizou, na manhã desse sábado (01), uma palestra sobre Boas Práticas Agrícolas. O evento aconteceu no espaço da Feira de Floricultura (FloraBraz), na Festa do Morango e as extensionistas da empresa Luciana Xavier e Joseane Lelis orientaram os produtores quanto aos cuidados a serem tomados desde a pós-colheita até o transporte para comércio ao consumidor final.
Entre as principais orientações passadas durante a palestra estão a importância do uso do equipamento de proteção individual (EPI) completo; o uso de caixas de plástico e não de madeira, para realizar a colheita do morango; a higiene pessoal do manipulador; a forma correta de lavar as mãos; o fluxo que deve ser seguido na área de embalamento e os tipos de embalagens disponíveis para o morango. “Todos esses cuidados contribuem para manter a qualidade do morango em todas as etapas, até chegar ao consumidor”, explica a extensionista rural Luciana Xavier.
Ao total, 27 produtores participaram do evento e puderam aprender ou reforçar seu conhecimento sobre como proceder em cada etapa. “Para se tornar uma prática mais comum, falta o produtor realmente adotar o hábito correto dos procedimentos recomendados, ou seja, precisa gerar a cultura de seguir as orientações adequadamente”, diz Luciana Xavier.
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br