Você já utilizou o serviço de Ouvidoria do DF? Sabe com funciona? E os servidores por trás deste trabalho, você conhece algum? São mais de 400 servidores espalhados nos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e que prestam atendimento ao cidadão, registrando e dando tratativa adequada a cada solicitação recebida. Por isso, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) resolveu homenagear esses servidores com moção de louvor pelo trabalho realizado. A sessão solene foi realizada na manhã desta quinta-feira (21), na CLDF, e a Ouvidoria da Emater-DF esteve entre as homenageadas.
De acordo com o deputado distrital Jorge Vianna, idealizador da sessão, “o evento dá destaque e protagonismo aos servidores que prestam trabalho às ouvidorias dos órgãos do Distrito Federal e mais visibilidade ao trabalho realizado dentro dessas ouvidorias.”
Presentes no evento, o ouvidor e chefe da Assessoria de Ouvidoria da Emater-DF Orlando Paula Moreira Filho e servidora Maria de Fátima Pereira, ouvidora-substituta, foram agraciados com Moção de Louvor pelos relevantes serviços à população do Distrito Federal. O ouvidor externou sua felicidade pelo reconhecimento e destacou que a Ouvidoria não é apenas um canal de denúncias, mas sim uma instância aceleradora da boa governança, que segue as orientações da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal.
“O papel da Ouvidoria é recepcionar bem o cidadão e a cidadã na busca sempre perene da manutenção da excelência do atendimento”, disse Orlando. Ele lembrou que atualmente foi implantada a Plataforma ParticipaDF com o objetivo de levar mais comodidade aos manifestantes, além de contar com a inteligência artificial da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), a robô Iza.
“A inteligência artificial tem realizado um trabalho fundamental para agilizar a abertura de demandas de ouvidoria e, consequentemente, o atendimento delas”, disse o ouvidor. Ele deixou as portas da Ouvidoria abertas para receber manifestações, caso o demandante não queira acessar a plataforma. “Também é possível registrar a sua manifestação ligando 162”, relembrou.
Durante o evento, a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, representou a Controladoria-Geral do DF e exaltou a iniciativa destacando a importância do trabalho realizado por cada ouvidor, não só para o cidadão, como também para o GDF. “Nosso trabalho vai além de somente registrar uma denúncia, elogio, sugestão ou reclamação. É a partir do atendimento ao cidadão que são levantados dados que futuramente poderão se tornar políticas públicas que vão beneficiar toda uma comunidade”, pontuou a ouvidora-geral do DF.
Projeto de Lei
Na ocasião, o deputado Jorge Vianna falou sobre o Projeto de Lei 634/23, protocolado por ele, que objetiva propor participação das ouvidorias no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas distritais e garantir que as manifestações da população tenham um papel mais direto e eficaz no processo decisório, com a garantia de voz, voto e presença em comissões e grupos de trabalho sobre o tema, em toda a administração pública do DF, além de acesso a informações necessárias a formulação de políticas públicas.
*Com informações da CGDF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br