Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/23 às 9h41 - Atualizado em 2/12/23 às 9h42

Mulheres Rurais ganham um dia de confraternização e premiação

COMPARTILHAR

A atividade foi organizada pela Emater-DF para as equipes vencedoras da gincana do VIII Encontro Distrital de Mulheres Rurais

 

 

Cerca de 60 mulheres de Brazlândia, Vargem Bonita e Núcleo Rural Jardim tiveram uma sexta-feira diferente: trocaram as atividades agrícolas para um encontro de confraternização pelas primeiras colocações na gincana do VIII Encontro Distrital de Mulheres Rurais.

 

Organizada pela Emater-DF, a ação aconteceu na Casa do Cerrado com o objetivo de proporcionar um momento dedicado exclusivamente a elas como premiação e valorização do empenho na gincana e para obterem a avaliação delas sobre o Encontro de Mulheres Rurais. Dentre as atividades do dia, as produtoras rurais foram recepcionadas com um farto café da manhã, em seguida, elas assistiram um filme motivacional sobre empreendedorismo, participaram da abertura da VIII FestFlor Brasil e tiveram um almoço exclusivo para elas. Nesse intervalo, houve ainda rodas de conversa para darem uma devolutiva sobre o encontro distrital de mulheres rurais.

 

De acordo com a extensionista rural e coordenadora do Projeto de Valorização da Mulher Rural da Emater-DF, Selma Tavares, o encontro é composto de atividades educativas e atividades de lazer. E uma das atividades de lazer é a tradicional gincana, que visa estimular a participação, conhecimento, cooperação, socialização e organização delas.

 

“A arrecadação de alimentos perecíveis e não perecíveis ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade social, no entanto, há outras atividades que compõem a gincana e são tão importantes para a autonomia e empoderamento delas, como trabalhar o empreendedorismo, conhecimento e a parte de lazer. Vale ressaltar que o lazer é quase sempre deixado em segundo plano em função das múltiplas tarefas em que as mulheres do campo estão envolvidas no cotidiano”, observou Selma Tavares.

 

A equipe vencedora é da região de Brazlândia, que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos perecíveis, frutas e verduras, que foram doados para a Casa de Repouso e Convivência de Idosos Monte Alto, em Brazlândia. Já as 30 cestas básicas arrecadadas foram entregues para famílias rurais em situação de vulnerabilidade social.

 

A produtora rural Selma Lima Aquino mora no Rodeador, em Alexandre de Gusmão, e participou do evento desta sexta-feira como integrante da equipe campeã. “Estar aqui num momento para nós vencedoras é muito bom e atípico. Nós fizemos todas as atividades da gincana com muita união e dedicação. A gente sabia que quanto mais alimentos arrecadados, mais pessoas seriam ajudadas. Por isso, estar aqui hoje é só o ouro”, avaliou a produtora.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br