Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/21 às 13h29 - Atualizado em 22/11/21 às 13h29

Mais de 3 mil mudas de plantas nativas vão ajudar a reflorestar região de Águas Emendadas

COMPARTILHAR

 

Produtores do núcleo rural Jardim Morumbi recebem mudas de árvores nativas

 

Por meio do projeto Reflorestar, quatro comunidades rurais do entorno da Estação Ecológica das Águas Emendadas (ESECAE), em Planaltina (DF), receberam cerca de 3 mil mudas de árvores nativas do Cerrado. Produtores do Quintas do Vale Verde, Jardim Morumbi, Bonsucesso e Quintas do Maranhão foram contemplados. As entregas ocorreram nos dias 12 e 19 de novembro. As mudas foram entregues para o plantio na região, com objetivo de recompor áreas de proteção.

 

Ação de reflorestamento vai plantar mais de 3 mil mudas nativas em Águas Emendadas

 

“Os produtores e moradores que receberam as mudas estão dado um retorno bastante positivo sobre a ação”, afirma a engenheira-agrônoma e extensionista rural da Emater-DF Gesinilde Radel.

 

Segundo ela, a iniciativa para a realização da doação partiu da própria comunidade, por meio da associação informal Guardiões das Águas Emendadas (GAE), que fez a solicitação para a Emater-DF e para a Secretaria de Agricultura.  O Instituto Brasília Ambiental (Ibram), órgão gestor da ESECAE, também participou da ação, que foi viabilizada pelo Projeto Reflorestar.

 

Comunidade Quintas do Vale Verde também foi contemplada essa sexta-feira (19)

 

“Aqui, na comunidade, sempre tivemos a preocupação com a preservação ambiental por ser uma área de grande sensibilidade ambiental”, afirmou o coordenador da entidade Guardiões das Águas Emendadas (GAE) e morador do Núcleo Rural Bonsucesso, Marcelo Benini. “Foi nossa primeira ação de grande porte como associação e acredito que será o primeiro de muitos projetos”, afirmou Benini.

 

A agrônoma da Emater-DF parabenizou a movimentação da comunidade. “Entendo que o produtor rural é um conservador ambiental por natureza, pela sua relação com os recursos naturais”, disse Gesinilde. “Especialmente nessa região das águas emendadas, a gente vê que a preocupação da comunidade é nítida e a GAE tem contribuído bastante para esse despertar”, destacou ela.

 

Interessados no plantio de nativas, produtores se organizaram para buscar as mudas

 

Os plantios serão feitos pelos próprios moradores e produtores rurais, que já receberam todas as orientações da Emater-DF sobre a forma correta de plantar e fazer a manutenção das mudas.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br