Projeto vai atender agricultores familiares dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal
A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) lançou oficialmente, nesta sexta-feira (12), o Projeto Piloto, dando início efetivo à operacionalização de suas ações. O lançamento reuniu representantes das Emateres dos estados que irão participar do projeto na sede da Anater, em Brasília/DF, para planejamento das ações que serão executadas junto aos agricultores familiares, nas cinco regiões do País. O Projeto vai atender 10 mil famílias e formar 1200 extensionistas rurais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo, além do Distrito Federal.
O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, destaca que o Projeto Piloto será a experimentação dos processos que foram desenvolvidos pela Anater. “Estamos em um evento marco. O que estamos discutindo aqui vai se tornar uma referência para tudo o que a Anater vai fazer daqui para frente. Nossa expectativa é que o projeto se traduza em melhoria dos aportes de recursos para a assistência técnica e extensão rural, resultando na prestação de serviços com maior abrangência e mais qualidade”, explica o presidente.
Durante a reunião, os representantes das Emateres esclareceram as dúvidas em relação ao instrumento específico que vai regular as ações previstas no projeto e os critérios para elaboração do plano de trabalho. Também foi apresentado o sistema de gestão de Ater, desenvolvido pela Anater, que vai possibilitar o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações.
Para o presidente da Emater do Distrito Federal e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Argileu Martins, o lançamento do Projeto Piloto representa um marco importante para o setor. “Estamos conciliando as demandas, as necessidades do ponto de vista técnico e administrativo das Emateres, com aquilo que a Anater tem construído e tem a ofertar. Desse processo vai resultar, com certeza, uma parceria muito inteligente para ajustarmos ou convergirmos aquilo que os Estados têm com aquilo que o governo federal tem, por meio da Anater. Por isso hoje é um dia muito importante para todos nós”, avalia.
O presidente da Emater Paraná, Rubens Ernesto Niederheitmann, diz que o lançamento do Projeto é aguardado com muita expectativa. “Nós cremos que a Anater vai nos ajudar a fortalecer muito o serviço de extensão rural. O Paraná vem se adequando ao longo do tempo, com sua lei estadual de Ater, treinando suas equipes, aguardando as orientações da Anater. E agora com a definição do Pacto e o regulamento de credenciamento das entidades, só resta definir as metas a serem atingidas. Estamos formando as equipes que vão gerenciar esse projeto e a preparação dos principais executores das ações. Dessa reunião de hoje poderemos sair com um plano bem definido. O Estado do Paraná, e acredito que os demais também, está ancioso para colocar esse trabalho em prática. Por isso a reunião é de suma importância para começarmos a operacionalizar esse trabalho de articulação que a Anater está coordenando no Brasil inteiro”, conclui.
O presidente da Emater do Pará, Paulo Pedroso, está otimista com relação aos resultados da reunião. “O que vamos ter com tudo o que estamos discutindo aqui é o fortalecimento das estruturas das entidades estaduais de Ater, que poderão fazer chegar um serviço de mais qualidade para os produtores rurais de todo o país. Com isso, tenho certeza que vamos mudar a situação socioeconômica dessas pessoas. A reunião está muito produtiva e sei que vamos sair daqui com uma ferramenta muito bem formatada para alavancar a assistência técnica e a extensão rural”, assinala.
Christina Abelha
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br