Jovens das áreas rurais de Sobradinho, Pipiripau e Alexandre Gusmão estiveram reunidos nesta terça-feira (19) para um treinamento da Emater-DF sobre comercialização e motivação. O treinamento faz parte do programa de Juventude Rural da Emater-DF, que tem por objetivo capacitar os jovens em atividades sócio produtivas, dar oportunidade de acesso a projetos de crédito para atividades de produção e inseri-los nos programas de compras governamentais do GDF.
Antônio Júnior é um desses jovens. Técnico e agrícola e estudante de agronomia, ele produz junto com seu pai hortaliças em geral, tendo o tomate orgânico como carro chefe da produção. O jovem recebe apoio da Emater-DF desde 2015, quando arrendou uma chácara de 2 hectares na área rural de Sobradinho. Entusiasmado com o curso, ele espera adquirir mais conhecimento e levar novas tecnologias para o campo. “Acho que hoje o produtor que planta sem tecnologia está fadado ao fracasso”, afirma o jovem.
Para Gerlan Teixeira Fonseca, extensionista da Emater-DF e responsável pelo trabalho com os jovens na instituição, incentivar a juventude rural é de extrema importância para o desenvolvimento da área rural, pois além de eles serem os sucessores na propriedade, os jovens são muito abertos à novidades e tecnologias. “Pretendemos oferecer diversas capacitações como a de hoje em comercialização e também em associativismo, plano de negócios, crédito e educação ambiental”, explica o extensionista.
Nesta sexta-feira (22) será a segunda turma desse módulo, para os jovens atendidos pelos demais escritórios da Emater-DF. A capacitação será de 8h às 17h, na sala de treinamento da Embrapa Cerrados em Planaltina.
Mais informações com Gerlan Teixeira Fonseca no 3369-1327.
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br