Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/21 às 14h07 - Atualizado em 12/11/21 às 17h14

Horta medicinal do Lago Norte é citada como modelo em seminário de agricultura urbana

COMPARTILHAR

 

O Horto Agroflorestal Medicinal Biodinâmica do Lago Norte, que funciona ao lado da Unidade Básica de Saúde da região, foi o espaço visitado pelos participantes do seminário Nossa Agricultura Urbana: Conquistas e Desafios, promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Distrital, nesta quinta-feira (11). O local, que recebe apoio do programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, foi escolhido por ser uma experiência exitosa que une a atividade de horta urbana à saúde.

 

Em um espaço de aproximadamente 500 metros quadrados, são cultivadas aproximadamente 100 espécies de plantas. Cerca de 80% deste total, são ervas medicinais. As demais, são Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e algumas frutas. O lugar é aberto à comunidade todas as quintas-feiras à tarde, quando as pessoas têm a oportunidade de aprender sobre o tema, trabalhar na terra e se beneficiar do que ela produz.

 

Para o médico Marcos Trajano, que atende na UBS do Lago Norte e coordena o projeto da horta no lugar, a horta é muito mais do que um espaço para cultivo e compartilhamento de plantas medicinais. “Não é um local produtor de plantas medicinais. É um ponto de convivência, de amor. A planta medicinal é um resíduo, mas um resíduo útil, que promove saúde para quem está precisando”, argumenta.

 

“A gente resolveu fazer a visita a este local porque além de ser uma experiência de horta urbana, ela está a serviço de várias práticas integrativas de saúde, que é um dos eixos do SUS”, explica o presidente da Frente Ambientalista, deputado distrital Leandro Grass (Rede).

 

O trabalho da Emater-DF no local inclui assistência técnica, fornecimento de algumas sementes, insumos e ferramentas.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br