Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/24 às 16h07 - Atualizado em 10/04/24 às 8h57

Homenagens e reconhecimentos marcam celebração dos 46 anos da Emater-DF

COMPARTILHAR

Cantorias, discursos, premiação e agradecimentos comprovam que a empresa é referência na prestação de serviços à população rural do DF

 

 

“Aqui o nosso alimento é a gente que faz. Plantamos de tudo pro gasto e um pouco mais e se vier fazer visita, aí que a gente gosta. Roda de viola, uma boa prosa em volta da fogueira então a gente mostra. O meu amanhecer tem o cantar do galo, o cheiro do mato com gota de orvalho e é tão gostoso beber um café olhando o sol nascer…” Foi assim, com os versos de “Vivendo Aqui no Mato”, do Trio Parada Dura, que os extensionistas da Emater-DF deram nesta terça-feira (9) o tom de celebração do aniversário de 46 anos da instituição. Os extensionistas Douglas de Andrade,  Adriana Zica, Clarissa Campos, Eduardo Damásio, Fernanda Lima, Hélio Lopes, José Voltaire e Sandra Evangelista emocionaram o público presente mostrando que assistência técnica e extensão rural também são feitos com talento, arte e amor.

 

Na plateia estavam presentes o secretário de Agricultura, Fernando Rodriguez, e o secretário-executivo da pasta, Rafael Bueno; o presidente da Empresa de Terras (ETR), Candido Teles; o presidente do Ibram, Roney Nemer; a presidente da Asser, Heloiza Gavião; a secretária-geral da Caesb, Graziela Borges; a assessora da Secretaria de Educação, Alexsandra de Brito; a deputada distrital Paula Belmonte; o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, a diretora-executiva, Loiselene Trindade, extensionistas de todos os escritórios da instituição e produtores rurais.

 

Cleison Duval destacou que a empresa completou 46 anos de missão na área rural e de missão com a população da área rural, e que hoje passa por uma infinidade de oportunidades e também de desafios. “As novas fronteiras do conhecimento, as novas relações institucionais e os novos conceitos e intervenções que estão sendo exigidos pela sociedade, composta por gerações que mudaram ou vem mudando suas atitudes diante das adversidades pelas quais passam nosso planeta, exigem de nós maturidade, ousadia e mudança no modus operandi”.

 

O dirigente ainda destacou a importância das parcerias cada vez mais fortes para entregar à sociedade valores adicionais esperados por ela no escopo das transformações tecnológicas, científicas, sociais, de processos, produtos e serviços. Somente por meio dessas parcerias será possível avançar para levar ao produtor rural infraestruturas e meios que melhorem a sua qualidade de vida, como acesso a infraestrutura, mobilidade, habitação adequada, creches rurais, segurança, comunicação eficiente e a eliminação do sofrimento na agricultura por meio da tecnologia.

 

“A Ater pública é capaz de compreender este momento e dar as respostas a todos os processos de transformação que estamos vivendo. Dessa forma, nos orgulhamos de estar à frente dessa instituição que promove tanto o bem-estar e valores da sociedade urbana e rural. Vislumbramos um futuro promissor para nossa empresa e nossos usuários”, finalizou Cleison Duval.

 

Reconhecimento

Foram palavras de reconhecimento ao trabalho de assistência técnica e extensão rural executado para levar desenvolvimento rural sustentável que as autoridades do dispositivo deixaram para os extensionistas rurais presentes.

 

“Quem faz a instituição são as pessoas que nela trabalham. O momento de comemorar o aniversário é momento também de reflexão sobre o passado, onde estamos e como será o nosso caminho. A Emater-DF vive um dos grandes momentos e é hoje uma empresa de referência para o país” disse o secretário de Agricultura, Fernando Rodriguez.

 

Para o presidente da ETR, Candido Teles, a cidade não existiria sem o campo assim como o campo não existiria sem a Emater-DF. Já o presidente do Ibram, Roney Nemer, agradeceu à Emater-DF por ter apresentado a grandiosidade do campo, muito distante da sua realidade até então de arquiteto e urbanista. “Eu não sabia da existência da Emater-DF, eu não pensava na origem do alimento, de uma fruta. Isso não fazia parte da minha vida, eu não sabia que a cidade não existe sem o campo. Hoje por onde eu ando, só escuto elogios da Emater-DF pelo trabalho que vocês fazem, pelo carinho com que cada um trata o grande e o pequeno agricultor familiar.  Nós somos parceiros no campo, uma parceria total para desenvolver com sustentabilidade”, finalizou Roney Nemer.

 

A extensionista rural e presidente da Associação dos Empregados da Emater-DF, Heloiza Gavião, parabenizou a empresa pelos 46 anos de extensão rural acessível, sólida, oficial e gratuita dentro de todo o Distrito Federal, além de um serviço dedicado, árduo, consistente, competente e eficaz de todos que estão no campo ou nos escritórios, trabalhando e executando políticas públicas voltadas para a melhoria da área rural e da melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. “Essas famílias respondem para a sociedade com alimentos de qualidade, preservação ambiental, movimentando a economia no mercado e alavancando a agropecuária local. Para as pessoas que pavimentaram a extensão rural aqui na Emater-DF, todo o nosso respeito e admiração. Nesses 46 anos, a Emater-DF cresceu, evoluiu e todos nós fazemos parte dessa história, a cada colaborador que passou e que está na empresa desejo um caloroso parabéns”, falou a dirigente.

 

Destaques

Como parte da celebração de aniversário da Emater-DF, a Ouvidoria e o Comitê de Governança (Cicog) premiaram com o Projeto de Valorização e Elogios para as Unidades e Empregados que receberam maior número de elogios nos canais da Ouvidoria da empresa, seja pelo site, e-mail, telefone 162 ou outro canal. O Projeto Elogios é um programa de valorização de empregados da empresa por meio da classificação dos elogios recebidos com o objetivo de valorizar a pessoa e o trabalho desenvolvido ao usuário.

 

As unidades que receberam mais elogios foram o Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) e a Coordenação de Operações, empatados no primeiro lugar, e os escritórios de Vargem Bonita e Planaltina, em segundo e terceiro, respectivamente. Entre os empregados que receberam mais elogios são Flávio Bonesso Pinheiro, Paulo Henrique de Melo, Cláudia Coelho, Sandra Evangelista e Fábio Renato da Silva Rodrigues, respectivamente.

 

Durante o evento, houve ainda a premiação aos empregados e equipes destaques em 2023. Os vencedores receberam votos de todos os empregados e colaboradores da Emater-DF, por meio de um sistema de votação específico. Nas categorias individuais, o primeiro lugar foi para extensionista Gesinilde Santos pelo trabalho “Avaliação do desempenho agronômico de cultivares de batata-doce na Região de Planaltina do DF”. O segundo foi para Renato Lopes pelo trabalho “Memória Técnica sobre Teletrabalho ou Trabalho fora da sede na Emater-DF durante a pandemia de Covid-19. O terceiro lugar foi para Leandro de Souza pelo trabalho “Metodologia de gestão dos resultados no Escritório Local de Planaltina”.

 

Para as categorias coletivas, a equipe destaque da área fim foi a Gerência de Desenvolvimento Social (Gedes) pela produção do livro “Modelos de Agroindústrias Rurais – Produtos de Origem Vegetal e Animal”. Em segundo lugar, a Gerência de Tecnologia da Informação foi premiada com o serviço de “Mensageria Whatsapp como forma de promover a pesquisa de satisfação de Indicador”.

 

A extensionista Gesinilde Santos agradeceu o prêmio recebido e o dedicou a todos os extensionistas que desenvolvem excelentes trabalhos, mas que pelo excesso de demandas não conseguem parar para escrever e relatar tudo o que já foi e é feito diariamente.  “Esse trabalho é individual, mas ninguém faz nada sozinho. Dedico à minha equipe maravilhosa que está sempre se ajudando mutuamente”, disse a vencedora.

 

Homenagens

Os ex-empregados que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV) em janeiro deste ano também foram homenageados na festa da Emater-DF. Clarice Gomes, Sizelmo Santana, Sônia Cascelli, Almeri Martins, Luiz Rocha, Marconi Borges, Osvaldo Ribeiro, Zilço Vinhal, Nelson Marinho, Mário Paschoal e Sebastião Márcio receberam do presidente Cleison Duval uma placa em agradecimento ao trabalho excepcional realizado na Emater-DF, que permitiu que a empresa chegasse ao patamar atual de excelência na prestação de assistência técnica e extensão rural.

 

Finalizando a comemoração, foi servido um farto brunch a todos os presentes que ainda cantaram o clássico parabéns com bolo e brigadeiro!

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br