Extensionistas da Emater-DF participam de oficina sobre o uso de plantas medicinais para tratamento de animais de grande porte
Extensionistas da área de produção animal — zootecnistas e médicos veterinários — da Emater-DF participaram, nesta terça-feira (7), de uma oficina sobre fitoterapia para animais de grande porte. A atividade foi ministrada pelo raizeiro Ailton Guilherme de Lucena, que demonstrou as vantagens do uso de plantas como alfavaca, boldo, alecrim-pimenta, hortelã e mastruz no tratamento de vermífugos e outras doenças em bovinos, equinos, suínos, caprinos e ovinos.
De acordo com Lucena, que também atua no programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, a utilização de plantas medicinais é uma boa alternativa. “O produtor pode usar algo que ele possui em sua propriedade, o que diminui os custos”, explica, acrescentando que o conhecimento das plantas é bastante difundido nas áreas rurais.
A oficina faz parte da programação da Prosa Técnica, organizada pela Gerência de Agropecuária (Geagr) da Emater-DF, cujo objetivo é compartilhar o conhecimento que os extensionistas detêm e aperfeiçoar o atendimento aos produtores rurais. A ideia é realizar uma atividade por mês.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br