Governo do Distrito Federal
12/11/22 às 7h15 - Atualizado em 12/11/22 às 7h21

Filhos Deste Solo forma 60 jovens

COMPARTILHAR

 

 

O programa Filhos Deste Solo formou, nesta sexta-feira (11), mais 60 jovens em empreendedorismo. Nascido em 2019, o programa da Emater-DF já formou 14 turmas de moradores das áreas rurais entre 16 e 29 anos. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) — parceiro da Emater-DF nessa inciativa — em Planaltina.

 

Para o coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Braga, o programa é uma importante ação de sucessão rural. “Com essa iniciativa, mostramos aos jovens que existem oportunidades de emprego e renda no campo”, observou. Pedro Ivo acrescenta ainda que o programa está no planejamento estratégico da Emater-DF para os próximos anos, além de reforçar a parceria com o IFB. “A história das duas instituições se confunde. Temos muitos extensionistas que estudaram aqui”, pontuou.

 

Helena Xavier vive em uma comunidade rural de Águas Lindas (GO), no Entorno do Distrito Federal. Para a jovem, de 27 anos, foi importante abordar assuntos como administração rural, gestão de pessoas e marketing digital. “Hoje, podemos competir com mais conhecimento, o que pode garantir o êxito nos negócios”, acredita. Helena pretende investir em alguma ação de informática, de forma a incluir comunidades na internet, com foco na agroecologia e produção sustentável. “Sem as redes sociais é muito difícil obter algum sucesso”, observa.

 

Já Luann Barros, morador da Rota do Cavalo (região administrativa de Sobradinho), entende que o associativismo e o cooperativismo são importantes para desenvolver a agricultura familiar. “Produtores rurais organizados conseguem alcançar bons resultados com mais facilidades”, detalha. Luann deseja trabalhar com produção orgânica de cogumelos comestíveis. “É um nicho de mercado com alto potencial de êxito”, garante.

 

Criado para manter a sucessão rural e capacitar jovens a gerirem seu próprio negócio, o Filhos Deste Solo aborda temas como associação e cooperativismo, pesquisa de mercado, viabilidade do empreendimento, políticas públicas, exportação no agro e sucessão familiar. Agora, as moças e rapazes formados vão trabalhar em seus próprios planos de negócios, que serão avaliados pela Emater-DF.

 

Até agora, o programa formou mais de 300 jovens. Muitos negócios foram começados graças ao curso, como agroindústrias de sorvetes, bolos, sucos e até um viveiro de pássaros. Alguns dos jovens que participaram do curso foram indicados para prêmios internacionais de empreendedorismo, como o do Start BSB, que incentiva o empreendedorismo, e o do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, que a produção de pequenos agricultores na América Latina e Caribe.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br