Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/08/21 às 11h03 - Atualizado em 3/09/21 às 10h06

Feira do Morango de Brasília começa neste fim de semana

COMPARTILHAR

 

Morangos produzidos na região de Brazlândia

 

A tradicional festa do morango de Brasília, que ocorre todos os anos em Brazlândia, terá sua 25ª edição realizada em formato de feira, com abertura no dia 3 de setembro, às 19h. O evento será realizado no primeiro fim de semana do mês, se entendendo até o feriado de 7 de Setembro (dias 3, 4, 5, 6 e 7), e também no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12), das 10h às 22h.

 

A feira será realizada na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão, com acesso livre e uso obrigatório de máscaras. Devido às recomendações sanitárias e o decreto do governo do Distrito Federal sobre a realização de eventos, a edição deste ano ainda não será como nas edições anteriores. Os tradicionais shows e apresentações culturais não poderão ocorrer para evitar aglomerações.

 

No entanto, os demais atrativos estão mantidos, atendendo todas as medidas de segurança, como distanciamento entre os estandes. De acordo com o gerente da Emater-DF em Brazlândia, Hélio Lopes, serão montados 40 espaços de famílias de produtores de morango da região, onde serão vendidas frutas in natura, doces e sucos.

 

Também haverá 30 estandes para comercialização de flores e outras plantas destinadas a paisagismo. Na praça de alimentação da Morangolândia será possível comprar alimentos para lanches e refeições e bebidas diversas. “A Festa do Morango é um evento muito importante para os produtores rurais do DF porque divulga a produção local durante o período da safra. É com essa divulgação que há um aumento no consumo da fruta, melhorando a comercialização da produção”, avalia.

 

Atualmente, 226 produtores cultivam morango no Distrito Federal, divididos entre produção convencional e orgânica.  Este ano, eles plantaram cerca de 150 hectares da planta. Aproximadamente 95% deste total fica na região de Brazlândia.

 

 

Programação da Emater-DF:

 

Colha e Pague

 

Turistas colhem morangos em propriedade de Brazlândia durante a festa

 

Um dos atrativos da Feira do Morango é a atividade Colha e Pague, que já ocorreu em edições anteriores. Nela, o visitante se inscreve para ir até uma propriedade colher morangos, que podem ser consumidos na hora ou levados para casa. No local, ele também receberá suco e lanche feitos com a fruta.

 

O Colha e Pague será realizado em apenas dois dias de evento, nos dias 4 e 11 de setembro e as visitas ocorrerão mediante inscrição antecipada, em link que ainda será fornecido. Os grupos serão formados com aproximadamente 20 pessoas de cada vez

 

Concursos

Produtoras rurais participam de concurso de receitas, em 2019

 

Durante a Feira do Morango, serão realizados dois concursos: um de receitas e a Mostra de Morangos de Brasília.

 

O primeiro é uma parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB). Nos dias 1º e 2 de setembro, produtoras rurais inscritas deverão executar receitas feitas com morango. Elas serão acompanhadas por estudantes e professores do curso de gastronomia da Católica, que irá escolher o melhor prato.  Dia 5, durante a Feira do Morango, ocorre a premiação.

 

Já a Mostra de Morangos será em 10 de setembro. Uma comissão julgadora receberá as variedades da fruta em caixas fechadas e sem identificação visível do produtor e deverá avaliar itens como coloração e firmeza, entre outros. O resultado será divulgado no mesmo dia, mas a entrega da premiação ocorrerá em evento de confraternização no final do ano.

 

Morangos colhidos em propriedade em Brazlândia, maior região produtora do DF

 

 

Serviço

 

25ª Feira do Morango

Data: 3 de setembro, 19h (abertura); e dias 4, 5, 6 e 7 e 10, 11 e 12 de setembro, das 10h às 22h.

Local: Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) – Incra 6, BR-080, Km 13 (Brazlândia)

Acesso livre

 

 

Ouça abaixo em nosso Boletim de Rádio:

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br