Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/21 às 11h42 - Atualizado em 4/09/21 às 10h28

Feira do Morango de Brasília vai até 12 de setembro; confira programação

Morangolândia terá estandes com morangos e produtos derivados

 

A 25ª Feira do Morango de Brasília abre oficialmente nesta sexta-feira (3), às 19h. O evento, que ocorre na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia, segue até o feriado de 7 de Setembro e também no fim de semana seguinte (dias 10, 11 e 12), das 10h às 22h. O acesso é livre.

 

Feira do Morango de Brasília começa neste fim de semana

 

Todas as atividades serão realizadas em dois galpões grandes e areajados, para que os visitantes consigam circular com segurança, sem aglomerações, e o uso de máscaras é obrigatório. Em um dos espaços, funcionará a Morangolândia, onde serão comercializados morangos in natura e derivados.

 

No outro, ocorrerá a também tradicional feira de flores e artesanatos. Por conta da pandemia de Covid-19 e das normas do Governo do Distrito Federal (GDF), este ano, não haverá shows e apresentações culturais.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, lembra que a feira é um dos eventos mais importantes do DF para a agricultura local e a principal festa de Brazlândia, onde estão concentrados cerca de 95% dos produtores de morango. “É um evento importante porque movimenta a economia no período de grande safra do morango. Culturalmente também é relevante, sobretudo para Brazlândia, pois se tornou uma característica regional e cultural, um reconhecimento que é muito significativo para os nossos produtores”, diz.

 

Atualmente, 226 produtores cultivam morango no Distrito Federal, divididos entre produção convencional e orgânica.  Este ano, eles plantaram cerca de 150 hectares da planta. A Feira do Morango é um evento da Arcag, que está sendo organizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, com apoio da Emater-DF, Administração Regional de Brazlândia e secretarias de Turismo e de Agricultura.

 

 

Atividades promovidas pela Emater-DF

 

Colha e Pague

Visitantes poderão colher fruta do pé

Um dos principais atrativos da Feira do Morango de Brasília, a atividade do Colha e Pague realizada pela Emater-DF, ocorrerá este ano em dois sábados, 4 e11 de setembro. Nestes dias, os visitantes interessados na experiência rural poderão apanhar o morango diretamente do pé, conhecer o cultivo e saber um pouco mais sobre a produção do alimento, além de poder levar para casa.

 

Realizado em Brazlândia, na mesma região da feira, o Colha e Pague vai ocorrer na Chácara Fukushi, certificada na produção de orgânicos. Para participar, é necessário fazer um pré-cadastro no site do Põe na Cesta.

 

Colha e Pague da Feira do Morango será nos dias 4 e 11 de setembro

 

Os interessados deverão indicar a data e o horário em que desejam fazer o passeio. Ao todo, serão quatro turmas de visita em cada um dos dias, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. A taxa de adesão é de R$ 45 para adultos e crianças com idades a partir de 10 anos. Crianças de 5 a 10 anos e pessoas com mais de 60 pagam meia. Crianças menores de quatro anos não estão isentas de taxas. Nestes valores estão incluídos a visita à plantação, consumo da fruta no local e suco de morango.

 

Concurso de Receitas

Também já tradicional na feira, o Concurso de Receitas com Morango terá o resultado divulgado neste domingo (5), às 14h, na Arcag, durante o evento. Cinco grupos de famílias produtoras de morangos participaram da disputa, realizada na última quinta-feira na Universidade Católica de Brasília (UCB), com a elaboração de pratos doces e salgados.

 

Brazlândia recebe a 16ª edição do Concurso de Receitas com Morango

 

Realizado há mais de 15 anos, o concurso valoriza a criatividade dos agricultores e moradores dos núcleos rurais. A avaliação é feita por um grupo de jurados que avalia aparência, originalidade, organização, higiene no preparo e sabor.

 

Mostra de Morangos

A Mostra de Morangos será em 10 de setembro. Uma comissão julgadora receberá as variedades da fruta em caixas fechadas e sem identificação visível do produtor e deverá avaliar itens como coloração e firmeza, entre outros. O resultado será divulgado no mesmo dia, mas a entrega da premiação ocorrerá em evento de confraternização no final do ano.

 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br