Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/21 às 22h46 - Atualizado em 13/09/21 às 22h55

Expoabra começa com cursos, palestras e programações da Semana do Alimento Orgânico

Presidente da Emater=DF participou da abertura oficial da Expoabra

 

A Exposição Agropecuária do Distrito Federal (Expoabra) 2021, que neste ano está sendo realizada em formato híbrido, começou nesta segunda-feira (13). Com o tema, Conexão, Transformação e Inovação, a abertura contou com a participação de diversos representantes do governo local, federal e da agricultura. A programação tem diversas palestras e minicursos da Emater-DF.

 

Com palestras e minicursos, Emater-DF participa da Expoabra 2021

Emater-DF participa da Semana do Alimento Orgânico do DF

Pragas do pomar e cultivos de uva, banana e pitaya são temas do primeiro dia de Expoabra

 

Na solenidade de abertura, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, falou sobre a importância da Expoabra como meio de dar visibilidade à produção agropecuária da capital, bem como para as ações realizadas pelo Sistema Agricultura. “Tenho certeza que é um excelente espaço para a discussão de temas afetos à agricultura. Estamos aqui para somar”, ressaltou Denise, que esteve acompanhada da diretora-executiva da empresa, Loiselene Trindade. 

 

Ela lembrou que a empresa também terá atividades na Semana do Alimento Orgânico, que começa nesta terça-feira (14) e terá ações dentro da Expoabra. A abertura será às 11h, no Parque Granja do Torto. No local, também vai ocorrer uma feira de produtos orgânicos. A Emater-DF estará presente com palestras técnicas diversas sobre o tema.

 

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou que o Governo do Distrito Federal está trabalhando em diversas pautas em prol do desenvolvimento do setor agropecuário. Já o presidente do Parque Granja do Torto (PGT), Eugênio Faria, disse que a Emater-DF é um importante parceiro na construção da programação e falou que a expectativa é a de que no próximo ano a versão presencial volte com muitas exposições.

 

Durante a solenidade, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli participou por meio de transmissão online e deixou sua mensagem de incentivo ao público presente. Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021, Paolinelli foi deputado federal constituinte e ocupou o cargo de ministro da Agricultura no governo Geisel. Ele é um dos responsáveis pela chamada Revolução Verde, que fez do Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimentos.

 

O secretário da Secretaria de Governo do DF, José Humberto, esteve no evento representando o governador Ibaneis Rocha e afirmou que o espaço precisa ser transformado em um ambiente de negócio. “Onde todos querem é possível. […] se existe um governador que tem um compromisso com o homem do campo, assim como com o homem da cidade, esse homem se chama Ibaneis Rocha”, destacou ele.

 

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli participou por meio de transmissão online

 

Para o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, o evento representa a retomada das funções do Parque de Exposições da Granja, que tem o objetivo de funcionar também como um espaço de discursão agropecuária. “Nós, da Ceasa, não ficaremos de fora desse esforço, dessa retomada.” 

 

Diversas autoridades participaram da solenidade de abertura oficial, como o superintendente da Conab, Rafael Bueno, o superintendente Federal de Agricultura, William Barbosa, o deputado distrital e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Roosevelt Vilela, o presidente da OCDF, Remy Gorga, o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro Neto, o presidente da Fape-DF, Fernando Cezar Ribeiro, o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira, e o secretário-executivo da Seagri, Luciano Mendes.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br