Cobrança para carros de passeio foi adotada em 2017 e, desde então, não houve registro de crimes no local. Estrutura inclui monitoramento eletrônico 24 horas por dia e organização de fluxo
A introdução do estacionamento rotativo para veículos de passeio trouxe mais segurança aos usuários da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF). Desde janeiro de 2017, a área é monitorada 24 horas por câmeras de segurança e vigilantes em motocicletas.
O espaço também conta com fiscais de pátio, responsáveis pela organização do trânsito. Como resultado desses investimentos, não houve registro de furto ou de danos a veículos no período.
O estacionamento é operado pela empresa Dinâmica, que instalou as cancelas e os sistemas informatizados e é responsável pela contratação dos funcionários que atuam no pátio e nos guichês.
À Ceasa-DF, por sua vez, coube implementar as melhorias físicas, como iluminação e pavimentação das vias. O custo da obra foi de R$ 1,4 milhão.
A seleção da operadora foi por meio de licitação. Os critérios avaliados foram a capacidade técnica e a melhor contrapartida oferecida à empresa pública. Assim, do valor bruto arrecadado, 70% ficam para a empresa e, 30%, para a Ceasa-DF.
Em 2016, antes da implementação do estacionamento, ocorreram dois furtos de veículos, pelos quais a empresa pública teve que ressarcir os proprietários. No ano anterior, foram três furtos.
Em seis meses de cobrança — nos seis primeiros meses de 2017 houve gratuidade —, a arrecadação revertida para o fundo financeiro da Ceasa-DF somou R$ 300 mil.
A área tem hoje 1,3 mil vagas rotativas. O valor cobrado é de R$ 3 por hora, e há a possibilidade de adesão à cobrança mensal por R$ 60. Por mês, cerca de 46 mil veículos circulam pelo espaço.
A medida favorece o trânsito de usuários, principalmente aos sábados, quando ocorre o chamado varejão do mercado. “Nesse dia, temos um público mais exigente”, destaca o presidente da Ceasa-DF, José Deval.
Além disso, como o estacionamento funciona 24 horas por dia, ele também atende os frequentadores da Feira dos Importados.
A gratuidade está assegurada a produtores e atacadistas no estacionamento. Um sistema a laser identifica a altura do veículo que chega à cancela.
Com isso, automóveis de grande porte têm a passagem liberada. “Os nossos clientes principais, os atacadistas, não pagam”, destaca José Deval.
AGÊNCIA BRASÍLIA
Texto: Maryna Lacerda
Foto: Renato Araújo
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