Técnicos da Emater-DF participam de capacitação para desenvolver programa de assistência a famílias rurais em situação de risco
Técnicos de escritórios da Emater-DF se reuniram, nesta quinta-feira (16), para participar de uma capacitação sobre o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. Baseado em um termo de cooperação entre a empresa, a Secretaria de Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar (Sead), o programa visa selecionar cerca de 300 famílias em situação de risco no Distrito Federal com o objetivo de apresentar soluções que possam promover melhoria na alimentação familiar.
Cerca de 25 extensionistas participaram da atividade. No novo programa, o objetivo principal é oferecer alternativas de produção agrícola que possam diminuir a inseguraça alimentar das famílias — especialmente aquelas que possuem crianças. Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais estão entre os beneficiários.
Até o ano passado, o programa Brasil Sem Miséria — que foi substituído pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais — atendeu, por meio da Emater-DF, 471 famílias da área rural do Distrito Federal. Apesar do foco em 2017 estar mais voltado para a segurança alimentar, o processo é semelhante: o agricultor que aderir ao programa recebe R$ 2,4 mil, que são investidos na atividade produtiva mais adequada à realidade familiar. O projeto de cada unidade é elaborado pelos técnicos da Emater-DF.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br