Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/09/21 às 15h40 - Atualizado em 30/09/21 às 15h50

Emater-DF realiza segunda etapa da oficina de suculentas para produtoras em São Sebastião

No segundo módulo da oficina de suculentas o foco foram os tratos culturais

 

Após aprenderem como iniciar o cultivo de suculentas e cactos, produtoras rurais do Assentamento 1º de Julho, em São Sebastião, receberam o segundo módulo da Oficina de Suculentas, promovido pelo escritório da Emater-DF da região.

 

Oficina de Suculentas inspira produtoras do assentamento 1º de Julho

 

No primeiro encontro, realizado em agosto, as mulheres aprenderam sobre quais materiais usar para fazer substrato, quais as exigências hídricas para as plantas, tipos de potes e vasos utilizados e como fazer berçário de mudas, entre outros detalhes importantes para o início de uma produção com foco comercial.

 

Já no segundo módulo, realizado nesta quarta-feira (29), as produtoras aprenderam sobre os tratos culturais e puderam ver, na prática, os erros e acertos com as mudas feitas no primeiro módulo da oficina. Segundo a produtora Raimunda Ribeiro, que abriu sua propriedade para a realização do curso, as informações são importantes para maior assertividade no trato com as mudas.

 

“Eu sempre gostei de cuidar de plantas e sempre tive plantas na minha casa, mas não tinha aquele olhar para vender”, afirma a produtora. “Tenho aprendido muita coisa que eu não sabia”, diz ela.

 

Raimunda disse que notou o desenvolvimento das mudas que ela fez na primeira parte do curso. “Já deu pra notar folhas novas, mas quem não conhece, não consegue nem observar”, disse ela. A produtora também já vendeu algumas unidades da sua produção. “Pouca coisa, mas já é um começo”, disse animada.

 

Mudas produzidas na oficina do assentamento Primeiro de Julho

 

A turma vai continuar observando a evolução das plantas produzidas durante a oficina e daqui a alguns dias, quando acontecerá o terceiro módulo, farão uma nova avaliação do estágio das plantas. Segundo a gerente do escritório local da Emater-DF em São Sebastião, Maíra Teixeira, atualmente tem muito mercado para todos os tamanhos de suculentas.

 

Para Raimunda, o aprendizado tem sido gratificante. “Está sendo maravilhoso receber o curso na minha propriedade. Tá sendo um grande incentivo”, disse a produtora.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br