Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/21 às 11h45 - Atualizado em 24/11/21 às 8h58

Emater-DF realiza ciclo de palestras e oficinas para mulheres rurais

COMPARTILHAR

Atividades estão sendo realizadas nas unidades da Emater-DF

 

 

Até o dia 3 de dezembro, os escritórios locais da Emater-DF realizam palestras e oficinas voltadas às mulheres rurais. As atividades fazem parte da programação do VII Encontro Distrital de Mulheres Rurais, que terá a etapa principal realizada no dia 10 de dezembro.

 

Abertas inscrições para o Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece

Violência doméstica e empoderamento são discutidos em encontro de mulheres rurais

 

Estão sendo promovidas oficinas de cosmética caseira, roda de conversa sobre empreendedorismo feminino, uso da internet na comercialização, terapia comunitária integrativa, palestras sobre violência contra a mulher e autocuidado, sobre acesso a crédito rural, além da roda de conversa “Flor & Ser, desperte a mulher que há em você”. As atividades tiveram início no dia 5 de novembro e estão sendo realizadas semanalmente, em 14 escritórios da Emater-DF localizados em diferentes núcleos rurais da capital.

 

“Nosso objetivo é levar conhecimento, proporcionar momentos de troca, ouvir essas mulheres e empoderar. A mulher rural precisa de ações como essa e a gente trabalha questões diversas, junto com elas, o ano inteiro. Sabemos das dificuldades e estamos trabalhando firmes nas lutas diárias, com auxílio na comercialização, profissionalização e levando projetos importantes, como saneamento básico, que envolve saúde e dignidade”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

A produtora Mara Silvia Rodrigues Barbosa mendes, do núcleo rural Taquara, conta que a atividade a estimulou a retomar seus projetos. “Com a pandemia acabei desanimando e parei meus estudos, minhas atividades. Agora estou com um novo ânimo e vou voltar com meus estudos e outras coisas que gosto de fazer”, relata.

 

A extensionista rural da Emater-DF Cátia Freitas diz que essas palestras e atividades são espaços para que possam verbalizar e refletir sobre diversos temas. “É um momento de troca de experiências, de estímulo à criatividade e também de se sentirem acolhidas”.

 

Oficina de cosmética caseira e de bordado.

 

 

Para a produtora rural Natividade Bezerra da Silva, da região de Alexandre de Gusmão, a Emater-DF é essencial no campo. “A gente participa de tudo que a Emater faz e tudo é importante. Eles [os técnicos da empresa] me auxiliam em tudo na produção. Se a gente não tiver orientação, a gente corre o risco de perder tudo que a gente planta. A Emater representa muito para a gente, ressalta ela.

 

Mulher em Pauta

Ainda como parte da preparação do Encontro Distrital de Mulheres Rurais, a Emater-DF realizou o Momento Mulher Rural em Pauta, no Salão Nobre do Buriti, no dia 18 de novembro. Na ocasião, as mulheres levaram suas reivindicações às lideranças governamentais e políticas. O objetivo foi exatamente dar voz às mulheres do campo junto às autoridades.

 

 

 

Mulheres dos núcleos rurais da Taquara e de Alexandre de Gusmão

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br