Produtores rurais e extensionistas do DF e MG aprenderam na prática o manejo da planta em viveiro telado e sob vegetação florestal
A Emater-DF promoveu nesta sexta-feira (9) uma visita técnica de produtores rurais do DF e de Arinos (MG), além de extensionistas da Emater-DF e de Minas Gerais, a Unidades Demonstrativas de Baunilha localizadas duas propriedades no Núcleo Rural Tororó, em São Sebastião, e outra no Altiplano Leste, Jardim Botânico. O grupo formado por cerca de 30 pessoas viu na prática o manejo de espécies diferentes de baunilha sob vegetação florestal e em viveiro telado.
A primeira visita foi à Chácara Raziel, no Tororó, da produtora Anajúlia Heringer Salles (70), que cultiva baunilha há quatro anos e é uma das pioneiras no DF. A paixão pelo cultivo da planta se confunde com a vida profissional de geógrafa, na qual formou uma coleção de orquídeas no Jardim Botânico, contribuindo para se tornar uma das maiores especialistas do país no cultivo dessas espécies. No entanto, não tinha conhecimento agronômico sobre as baunilhas, uma espécie de orquídea trepadeira, e buscou ajuda da Emater-DF para entrar nesse mundo.
Desde então, não parou mais. Foi se aprimorando, estudando, buscando conhecimento na Emater-DF e Embrapa sobre manejo e espécies do Cerrado ou de fácil adaptação na região. Por adotar técnicas de Boas Práticas Agrícolas, ter espaços com pelo menos cinco formas de cultivo diferentes, fáceis e complexos, e se tornar uma das principais produtoras e conhecedoras de baunilha do DF, a Chácara Raziel tem uma Unidade Demonstrativa da Emater-DF.
Atualmente, Anajúlia cultiva cerca de dez espécies de baunilha e, comercialmente, apenas quatro: Vanilla pompona, Vanilla planifolia, Vanilla bahiana e Vanilla chamissonis. Apesar dessas espécies já terem em torno de quatro anos, começaram a florir há pouco mais de um ano e a grande parte dos frutos ainda está em fase de maturação. Daqueles já preparados, ela comercializou uma pequena parte, guardou outra para consumo próprio e enviou o restante para a Embrapa usar em pesquisas de melhoria genética.
Visita técnica
Na visita de hoje à Chácara Raziel, os participantes aprenderam também sobre tipos de canteiros apropriados, fertilização orgânica, irrigação tanto em canteiros telados como nas espécies plantadas em vegetação florestal, assim como, as características de desenvolvimento das plantas nesses dois ambientes.
De acordo com o coordenador da visita técnica e extensionista rural da Emater-DF, Carlos Moares, a demanda do produtor rural oriente o trabalho de extensão rural no país para a troca de conhecimento. “Os colegas extensionistas de outros estados que estão aqui em função das demandas dos produtores rurais dessas localidades. Dessa forma, estabelecemos essa conexão para trocarmos conhecimento e experiências locais”, observou Carlos Moraes
O extensionista da Emater-MG do município de Buritis, Salvador Mariano, afirmou que tudo o que pode inovar na agricultura familiar dessa região do Entorno, conhecida pela produção de grãos, é muito interessante. “Nossa região possui características climáticas muito parecidas com o DF, estamos no cinturão verde de Brasília, portanto, as culturas que pudermos introduzir na nossa região será positivo. Essa visita foi muito boa pois ainda não tivemos a oportunidade de estar trabalhando com a baunilha e estamos aprendendo. Iremos acompanhar a atividade durante o dia todo e aprender um pouco mais para planejarmos a melhor forma de levar conhecimento aos produtores sobre a possibilidade de cultivo de baunilha”, disse.
Para a proprietária Anajúlia Heringer, é bastante gratificante a troca de informação e conhecimento que adquiriu ao logo dos quatro anos com outros produtores que querem iniciar na atividade. “É uma honra muito grande receber esse grupo aqui hoje. Como eu tenho um interesse muito grande na disseminação desse conhecimento, sobretudo, para produtores familiares, pequenos proprietários porque acredito que com pouca baunilha eles poderão ter uma renda anual muito boa. Eu fico muito feliz e estou sempre aberta a esse tipo de iniciativa”, declarou Anajúlia.
Uanderson Ribeiro de Souza tem uma chácara no Assentamento Oziel Alves III, no Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina, e participou da visita técnica sobre o cultivo de baunilha por estar se preparando para cultivar a planta. Para isso, está construindo uma estufa com dimensão de 7x15m, onde haverá três canteiros. “Vim aqui para saber mais sobre o manejo porque quero ser mais um produtor de baunilha do DF. Aprendi sobre mudas, poda, adubação e irrigação. Já tenho algumas mudas e quero chegar a 600 plantas de Vanilla bahiana, Vanilla pompona e Vanilla planifolia. Meu foco é o mercado externo que paga em Euro”, falou.
Para esse planejamento, Uanderson e outros produtores do Assentamento Oziel Alves III contam com apoio técnico do extensionista Carlos Moraes e do escritório local da Emater-DF no Núcleo Rural Pipiripau. “O quilo da baunilha custa entre mil e 1200 dólares. Os chefs de cozinha são os maiores compradores e ávidos pelo produto. Quem tem oferta de baunilha vende imediatamente, tanto no mercado interno quanto externo”, informou Carlos Moraes.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br