Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/23 às 8h32 - Atualizado em 26/06/23 às 13h09

Emater-DF promove capacitação sobre bovinocultura leiteira

COMPARTILHAR

 

A Emater-DF promoveu um curso sobre Mão de Obra Eficiente na Bovinocultura Leiteira. A atividade foi dividida em duas partes: abordagem teórica no escritório da empresa em Planaltina e a parte prática no Instituto Federal de Brasília (IFB), no campus da mesma região administrativa, onde são ministrados os cursos de Ciências Agrárias. Cerca de 20 pessoas participaram da capacitação, entre produtores rurais, trabalhadores e empreendedores.

 

De acordo com o zootecnista Maximiliano Cardoso, coordenador do Programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF, o curso tem o objetivo de orientar os produtores de leite sobre todo o processo de produção – da ordenha à comercialização. “Abordamos temas como sanidade animal, prevenção de doenças, aplicação adequada de vacinas e medicamentos e também a gestão do negócio, que define o sucesso do empreendimento rural”, explica o extensionista. As atividades foram realizadas na na última semana, na quinta e na sexta-feira (22 e 23 de junho).

 

Entre os participantes do curso, havia empreendedores que produzem 30 a mil litros de leite por dia. “Por isso optamos por abordar os assuntos de forma bem abrangente”, esclarece Maximiliano. Segundo o extensionista, o simples manejo de aplicação de medicamentos pode resultar em acidentes para o animal e o trabalhador, daí a importância de orientar o manejo correto.

 

Outro aspecto importante é a nutrição animal. Vários produtores administram a ração na propriedade, e o curso apontou a forma mais adequada de alimentar o gado. “A nutrição define a qualidade do leite ofertado pelas vacas, por isso é fundamental que o alimento seja dado de forma correta, de acordo com a escala de produção”, explica Maximiliano.

 

A gestão do negócio é outro ponto fundamental que define o sucesso ou o fracasso do empreendimento. O curso foi direcionado para os produtores da região oeste do Distrito Federal, abrangendo regiões administrativas como Planaltina, Sobradinho e Paranoá, dentre outras. No segundo semestre, a mesma capacitação ocorrerá na área leste da capital federal, alcançando regiões como Brazlândia, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Samambaia.

 

Os produtores interessados em participar da capacitação devem procurar o escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade. A lista com todos os endereços e telefones das unidades da empresa pode ser acessada aqui.

 

Os extensionistas que ministraram as palestras foram os zootecnistas Maximiliano Cardoso, Douglas Mariz e os veterinários Carlos Goulart, João Gabriel e Soliene Partatá, além do professor Carlos Ribeiro, do IFB. A professora Roberta Tavares, também do instituto, organizou a logística para a realização do curso.

 

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br