Governo do Distrito Federal
28/11/22 às 8h08 - Atualizado em 28/11/22 às 8h12

Técnicos da Emater-DF participam de curso sobre sanidade de aves

COMPARTILHAR

Técnicos participaram de aula prática no laboratório da UnB

 

Com objetivo de aperfeiçoar a assistência técnica dos extensionistas da Emater-DF na criação de aves de corte e de postura, a empresa promoveu, nos dias 23 e 25 de novembro, o curso Patologia e Aspectos Sanitários das Aves. Com 16 horas de atividades, o curso foi realizado no auditório da Associação dos Empresários da Ceasa-DF (Assucena) e no laboratório da Universidade de Brasília (UnB).

 

Planejado pela coordenadora de avicultura Camila Ribeiral e pela médica-veterinária Soliene Partata, o curso tratou das principais doenças avícolas de importância para os sistemas de criações alternativas como a influenza aviária, doença de Newscastle, salmoneloses entre outras. Além dos extensionistas rurais da Emater-DF, participarão também médicos-veterinários da Secretaria de Agricultura (Seagri) e residentes da Universidade de Brasília (UnB).

 

Segundo Partata, por vezes, as doenças das aves têm sintomatologias semelhantes. “O curso foi uma oportunidade de proporcionar aos participantes maior conhecimento técnico sobre os sinais clínicos dessas doenças, possibilitando que sejam feitos diagnósticos mais precisos”, afirma.

 

Também foram abordados temas como biosseguridade e prevenção de doenças em aves de criações alternativas, além de práticas em necropsias e coleta de materiais para ensaios laboratorias no Hospital Veterinário de Animais de Pequeno Porte da Universidade de Brasília.

 

A coordenadora de avicultura reforça a importância de cursos como esse. “Já que houveram registros na Colômbia e no Peru de Influenza aviária, devemos reforçar as orientações em biosseguridade e nas principais medidas preventivas”, afirma Camila Ribeiral. Ela ressalta ainda a responsabilidade de toda a cadeia manter-se informada sobre o assunto para garantir a segurança sanitária das produções comerciais.

 

O curso foi ministrado pelos médicos-veterinários especialistas em avicultura Marcus Vinicius Rodrigues e

e Letícia Tonoli Braga, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestais do Espírito Santo (IDAF).

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br