Com objetivo de buscar modelos exitosos que sirvam de exemplo para criação de uma Unidade de Referência em Processamento de Alimentos da Emater-DF, o presidente da instituição, Cleison Duval, e técnicos da empresa visitaram a cozinha-escola do Instituto Sezerdello Corrêa. A Emater está reformando o prédio que abrigará o Centro de Formação de Agroindústria, que vai integrar o Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da instituição.
A expectativa é a de que, no futuro, possa ser construído um modelo de agroindústria para leites e derivados, outro para panificados e também para polpas de frutas, processamento de sucos e congelamentos. “O Sezerdello possui um restaurante modelo de capacitação com ótima estrutura montada e que leva em consideração as normas e legislação vigente. Buscar referências é importante para a nossa proposta de construção de uma unidade de referência e de capacitações na Emater-DF”, disse o presidente da Emate-DF, Cleison Duval. A visita, com equipe multidisciplinar da empresa, foi realizada na última semana.
De acordo com a gerente do Cefor, Deijane Araújo, será iniciado o projeto de construção de uma segunda unidade didática de processamento e as equipes que foram à visita desenvolverão este projeto. “Quanto mais a Emater-DF investir em estrutura de treinamento, melhor será o atendimento ao nosso público e conseguiremos ser referência nesse quesito”.
Para a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar, Letícia Martinez, a visita contribuiu para verificar as questões de infraestrutura e de equipamentos que uma unidade de processamento necessita a fim de que possamos construir outras unidades de processamento do Cefor. “Uma equipe multidisciplinar da empresa, formada por arquiteto, engenheiro civil, engenheiro de alimentos, nutricionista e os técnicos do Centro de Formação atuarão no projeto”.
Com a unidade de referência, será possível que os produtores participantes das capacitações entendam como é, na prática, um espaço de processamento de alimentos, desde a infraestrutura necessária, equipamentos, layout e fluxo.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br