15/12/23 às 10h39 - Atualizado em 18/12/23 às 21h59

Emater-DF participará de ações de revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Preto

Nesta quinta-feira (14), durante a XLVI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado para a implantação de ações de revitalização que englobam a adequação de canais rudimentares de irrigação e construção de tanques lonados na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, no Distrito Federal. As melhorias serão executadas com recursos advindos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia do São Francisco.

Fazem parte do ACT o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (APV), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) e o Governo do Distrito Federal (GDF), representado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri). O documento, que regulamenta obrigações e deveres das instituições participantes,  foi assinado pelo presidente do CBHSF, José Maciel Nunes de Oliveira, e pela diretora-geral da APV, Elba Alves Silva. O ACT agora segue para assinatura dos representantes dos demais órgãos.

No projeto, a Emater-DF atuará na definição de critérios e na seleção dos usuários a serem beneficiados com a implantação das ações, promoverá atividades de mobilização na bacia e o acompanhamento técnico das obras. A empresa também ficará responsável por realizar a especificação dos materiais, quantitativos e demais elementos técnicos, a fim de prover informações à Agência Peixe Vivo, que irá adquirir os materiais.

“Sem água não há alimento, não há vida. Por isso, a Emater-DF tem entre suas prioridades promover o desenvolvimento rural de forma sustentável, orientando e apoiando os produtores rurais sobre como fazer o uso racional da água e promover a preservação das áreas de proteção e dos mananciais. Esse acordo vai trazer muitos benefícios para a região. Precisamos garantir a sustentabilidade hídrica do território visando o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Distrito Federal”, ressaltou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

O superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, que representou o Distrito Federal na cerimônia de assinatura, destacou a importância do acordo para a gestão integrada dos recursos hídricos: “Esse projeto trará imensos benefícios para a produção agrícola sustentável na bacia do rio Preto, com foco especial nos pequenos e médios produtores, que poderão contar com tecnologias de baixo custo para garantir o uso eficiente da água e a consequente redução das dificuldades enfrentadas durante os períodos de estiagem”.

Além de Carneiro, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CCR Alto São Francisco), Altino Rodrigues, também assinou o documento como testemunha.

Com informações da Adasa.