Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/21 às 12h28 - Atualizado em 9/11/21 às 11h19

Seminário sobre agricultura debate hortas comunitárias urbanas

COMPARTILHAR

Seminário online discute agricultura urbana no Distrito Federal

 

A Emater-DF participou da abertura do seminário Nossa Agricultura, realizado virtualmente pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede), nesta segunda-feira (8). O objetivo do seminário é discutir a atual situação das hortas urbanas comunitárias do Distrito Federal e fortalecer os apoiadores e interessados na implantação e manutenção dessas hortas.

 

Emater-DF implanta horta pedagógica no Adolescentro de Brasília

Emater-DF e Ministério da Cidadania apoiam hortas pedagógicas no Programa Forças no Esporte

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, falou da importância da discussão para a sociedade e para o mundo e apresentou o trabalho da Emater-DF com as hortas urbanas. “A gente sabe do impacto que as grandes aglomerações populacionais geram no meio ambiente e também do quanto é necessário repensar a cadeia produtiva de alimentos”, afirmou a presidente. “A gente precisa agir e a agricultura urbana é um bom caminho para essa ação, por diversos aspectos”, disse Denise.

 

Para o deputado distrital Leandro Grass (Rede), a discussão coloca Brasília à frente de seu tempo nesse tema que inclui a questão da segurança alimentar, preservação do meio ambiente e a produção de alimentos. “Eu acredito que o Distrito Federal tem tudo para ser a capital da agricultura urbana”, destacou ele, que também elogiou a atuação da Emater na implantação e apoio às hortas urbanas.

 

“A Emater-DF está sempre de portas abertas para debates em busca de soluções para o campo e para a cidade, no intuito de promover sempre uma produção sustentável e de qualidade para toda a população do Distrito Federal”, ressaltou a presidente durante a abertura do evento, que começou nesta segunda-feira (8) e segue até sexta-feira (12 de novembro), no período da manhã, por meio do canal no YouTube do deputado Leandro Grass.

 

No primeiro painel, foi discutido a Agricultura Urbana no País, com a perspectiva de conhecer as iniciativas de outros estados, levando em consideração as distintas realidades em todo o Brasil. Foram apresentadas experiências de agricultura urbana do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

 

Para o coordenador de agricultura urbana da Emater-DF, o agrônomo Rogério Lúcio Viana, o debate é oportuno. “A agricultura urbana tem recebido uma abordagem nova para um desafio antigo, amplo e muito sério que é a sustentabilidade do ambiente urbano”, afirma.

 

Ele explica que olhar as áreas verdes das cidades como agricultura urbana, percebendo seus benefícios e trazendo funcionalidades para essas áreas é uma abordagem bastante produtiva. “Telhados e paredes verdes podem ter diversas funções como a ornamental, a produção de alimentos e até mesmo a regulação térmica do ambiente”, afirma o especialista.

 

Viana representará a Emater-DF nos painéis “Questões para viabilizar a implementação e manutenção da agricultura urbana no DF” e “Programa de Agricultura Urbana”, ambos programados para o dia 12 de novembro. Entre os assuntos que ele vai abordar, uma importante questão é a gestão do resíduo orgânico produzido pela área urbana.

 

“A proposta é fazer a compostagem desses resíduos, retirar esse grande volume de lixo orgânico dos aterros sanitários e levar para a área rural em forma de adubo, reduzindo custos e trazendo benefícios para ambas populações”, afirma Viana. “Vamos discutir maneiras de viabilizar essa proposta e reduzir a quantidade de resíduo orgânico que vai para os aterros”, explicou Viana. 

 

Confira a seguir a programação do seminário para os próximos dias:

 

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br