Na ocasião foi apresentado o sorgo colombiano, forrageiro gigante para produção de silagem
Mais de 200 pessoas entre estudantes, produtores rurais, consultores e técnicos participaram do Dia de Campo de Integração Lavoura Pecuária Floresta, na AgroBrasília, na última sexta-feira (18). Na abertura do evento, o extensionista rural Marconi Borges, representando a Emater-DF, deu as boas vindas a todos e destacou a importância da parceria para a organização do encontro.
Realizado pela Embrapa em parceria com a Emater-DF e promovido pela Coopa-DF com o apoio de diversos parceiros, o dia de campo mostrou as tecnologias utilizadas para cobertura no sistema de Integração Lavoura Pecuária e Floresta e a viabilidade econômica do sistema.
Conduzida pelo pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Ademir Calegari, a estação sobre plantas de cobertura em sistemas integrados mostrou como um solo sem cobertura adequada perde nutrientes e assim a sua capacidade produtiva. As plantas de cobertura protegem da erosão e contribuem para o aumento da fertilidade. “A matéria orgânica do solo é que regula essa fertilidade química, física e biológica do solo”, explicou o pesquisador.
Já a estação que tratou sobre a importância das forrageiras como planta de cobertura na ILP, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Robélio Marchão mostrou os tipos de forrageiras e o papel das raízes dessas gramíneas na proteção do solo.
A tecnologia ILPF também contribui para a melhoria do bem estar animal, devido ao conforto térmico produzido pelas áreas de sombreamento das espécies arbóreas inclusas no sistema. Na terceira estação do dia de campo a pesquisadora da Embrapa Isabel Ferreira mostrou como a existência de áreas de sombra na pastagem beneficiam os animais e refletem em um aumento de produtividade.
Na estação sobre viabilidade econômica em ILPF, o pesquisador Júlio Cesar dos Reis, da Embrapa, fez a comparação da produtividade entre uma fazenda com ILP implantado, a média geral da região e uma fazenda representativa da região e demonstrou que o sistema é viável e vantajoso.
A integração Lavoura Pecuária Floresta é uma estratégia tecnológica que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação de culturas.
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br