Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/21 às 17h38 - Atualizado em 25/03/21 às 8h59

Emater-DF participa de discussão da Câmara Legislativa sobre uso consciente da água

 

Sessão Solene pelo Dia Mundia da Água

 

 

 

 

Para discutir soluções de preservação e a importância da água no mundo, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou uma audiência pública remota nesta segunda-feira (22) em alusão ao Dia Mundial da Água. A data visa promover a conscientização sobre a relevância da água para a vida e para ressaltar a importância do uso sustentável desse recurso, além da necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

 

Autoridades públicas, representantes da sociedade civil organizada, da comunidade e de órgãos públicos participaram com contribuições importantes sobre ações realizadas, problemas comuns relacionados ao desperdício e contaminação da água no DF e possibilidades de resoluções dos casos apresentados. A sessão foi realizada por meio de iniciativa do deputado distrital Leandro Grass (Rede).

 

Participante do programa Produtor de Água do Pipiripau, que recentemente ficou em segundo lugar entre diversas  iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas ao redor do  mundo, a Emater-DF foi representada no evento pela presidente da empresa, Denise Fonseca.

 

O Produtor de Águas, que tem diversos parceiros de órgãos públicos e da sociedade civil,  garante a proteção de mananciais e resulta na produção de água de forma perene e sustentável. A atuação também tem garantido aumento de produção sem que o consumo de água cresça na mesma proporção.

 

Em outras frentes, os técnicos da empresa ensinam e motivam os produtores sobre o uso consciente da água com técnicas de irrigação por gotejamento. Na revitalização dos canais de irrigação que está sendo realizada pelo GDF, a Emater-DF também está presente.

 

“Nosso objetivo é garantir uma produção sustentável, que garanta renda, ocupação e a saúde alimentar da população sem a destruição de nossos recursos hídricos e do meio ambiente”, ressaltou a presidente da Emater-DF.

 

O deputado Leandro Grass também lembrou ações da empresa voltadas para o meio ambiente, que contam com seu apoio, como as fossas sépticas que estão sendo instaladas em áreas rurais da capital e elogiou a atuação da presidente. ”E uma mulher extremamente capaz de levar essa empresa para frente”, apontou.

 

Durante a audiência pública, a presidente lembrou o atual momento crítico do país, causado pelo coronavírus e suas variantes, que tem afetado muitas famílias e agradeceu o apoio dos parlamentares as medidas do Governo local para conter o vírus. “Vivemos tempos difíceis, em que a tomada de decisões é um exercício diário de opções nada fáceis”, destacou.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br