Extensionistas atualizam seus conhecimentos sobre agricultura de baixa emissão de carbono em formação na Embrapa Cerrados
Um grupo de 25 extensionistas rurais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) participa nessa terça (29) e quarta-feira do curso sobre tecnologias para a baixa emissão de carbono. A formação foi organizada pela Embrapa Cerrados e faz parte do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), do Governo Federal.
Para o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, temas relacionados à questão ambiental e sustentabilidade da agricultura são de grande importância. “Temos que saber mostrar, de maneira mais clara, como cada uma das práticas que levamos aos produtores consegue conservar o solo e fazer que a água chegue aos mananciais”, disse o presidente, destacando a necessidade de capacitação constante dos técnicos.
Representando o chefe geral da Embrapa Cerrados Cláudio Karia, o pesquisador Marcelo Ayres, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, lembrou a importância da parceria entre a Embrapa e a Emater-DF e salientou o esforço da empresa na promoção das tecnologias do Plano ABC. “Estamos saindo de uma crise hídrica (no DF) e é um bom momento de adotar essas práticas para diminuir os impactos das oscilações climáticas que temos visto”, disse Ayres.
A programação do primeiro dia inclui os temas Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, com o pesquisador Luiz Adriano Cordeiro; Alterações de Clima no Brasil e nos Cerrados, com Fernando Macena; Sistema de Plantio Direto, com Marcos Carolino de Sá; Recuperação e Manejo de Pastagens, com Gustavo Braga; Fixação Biológica de Nitrogênio, com Fábio dos Reis; Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária com Lourival Vilela e Componente Florestal em Sistema de ILPF com Karina Pulrolnik.
No segundo dia as atividades serão realizadas no Centro de Tecnologias em Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) e tratarão dos temas Produção de leite em área de Integração Lavoura-Pecuária; Produtividade e conforto térmico de bovinos leiteiros em ILPF; Estação meteorológica; e Recuperação e formação de pastagens por meio da Integração Lavoura-Pecuária, sob a coordenação dos pesquisadores Carlos Frederico Martins e Isabel Ferreira.
Diândria Daia
Assessoria de Comunicação da Emater-DF – com informações da Embrapa Cerrados
Foto: Brenno Lobato – Embrapa Cerrados
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br