Para auxiliar os produtores que vão trabalhar no Mercado do Peixe, o Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF começou um treinamento com os trabalhadores. O Mercado do Peixe será reaberto nesta sexta-feira (9) sob a gestão da Coopindaiá (Cooperativa Mista da Agricultura Familiar, do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil).
Mercado do Peixe reabre sob gestão de cooperativa de piscicultores da agricultura familiar
Emater-DF orienta produtores a como produzir mais peixes com menor custo
Na primeira etapa, realizada nesta quinta-feira (8), foram abordados métodos de Boas Práticas de Fabricação (BPF). O instrutor Flávio Bonesso, técnico em Agroindústria, explicou práticas de manuseio, acondicionamento, armazenamento e transporte dos peixes.
“A intenção foi dar uma noção básica e tirar dúvidas. O curso vai agregar conhecimento, ajudar na área de processamento de pescado e também é uma exigência do Dipova”, contou. A Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) é o órgão de fiscalização da Secretaria de Agricultura do DF.
O gerente do Centrer, Álvaro Castro, ressaltou que a empresa está ensinando os trabalhadores sobre todos os cuidados necessários para evitar contaminações e assim garantir um produto de qualidade para o consumidor. “Esse curso vai contribuir para que eles façam o processamento corretamente e conduzam o Mercado do Peixe da melhor forma possível, com todos os cuidados na higiene e na manipulação.”
De acordo com Bonesso, os trabalhadores vão ter a oportunidade de se aprofundar no conteúdo durante o curso sobre Boas Práticas de Fabricação, em plataforma EAD (Educação à Distância), que a Emater-DF está oferecendo ao público rural. A próxima etapa presencial será o curso de filetagem de peixe.
“A intenção da filetagem do peixe é agregar valor ao produto final. Vender o filé do peixe é mais vantajoso que o peixe inteiro. O filé de tilápia, por exemplo, está na média R$ 30”, explicou.
Devido à pandemia, para que o treinamento fosse realizado, as turmas foram reduzidas, o distanciamento social entre as cadeiras e as pessoas também foram respeitados. A sala de aula foi sanitizada, a porta permaneceu aberta para que houvesse ventilação. Os participantes permaneceram de máscara e tiveram o alcool em gel à disposição durante todo o período da aula.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br