Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/21 às 18h02 - Atualizado em 8/10/21 às 8h50

Emater-DF orienta produtores sobre montagem de kit de irrigação

Produtores do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, em Planaltina

 

A Emater-DF realizou nesta quinta-feira (7) uma oficina para orientar os produtores do Assentamento Márcia Cordeiro Leite, localizado em Planaltina, sobre como montar o kit de irrigação e usar os equipamentos. Cerca de 40 pessoas participaram da ação, que é parte de um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Agricultura, responsável pela aquisição e entrega dos itens.

 

Emater-DF participa de entrega de kits de irrigação da Seagri em Planaltina

 

O material é composto por uma caixa d’água e mangueiras e foram entregues para viabilizar a produção de alimentos na comunidade. “São kits de irrigação por gotejamento. A vantagem é que possibilita o melhor aproveitamento da água nos cultivos, utilizando de forma racional na propriedade”, afirma o gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Leandro Moraes de Souza.

 

Segundo Leandro, a oficina teve como objetivo levar orientações gerais para os assentados que já têm interesse de começar a montagem e o uso. Ele explicou que existem detalhes técnicos que precisam ser observados para que o sistema de irrigação seja montado de maneira eficiente. “Buscamos fazer uma oficina rápida e objetiva para dar orientações diversas e tirar dúvidas”, disse o gerente.

 

Para a produtora rural Olinda Maria de Jesus Mendes, que participou da oficina, receber o kit de irrigação foi bastante importante. “Estou sozinha pra tocar a roça e esse kit vai me ajudar muito mesmo”, disse ela. Segundo a produtora, a equipe da Emater-DF de Planaltina a ajudou a montar uma parte do kit que já está em funcionamento e começou a irrigar um plantio de café. “Esse café vai ficar muito bom agora que está irrigado”, anima-se Olinda.

 

O próximo passo será uma visita individual a cada agricultor que recebeu o kit para fazer orientações específicas, de acordo com a necessidade de cada um. “Precisávamos de um momento coletivo para tirar dúvidas iniciais e evitar que começassem a instalação de maneira inadequada”, ressaltou.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br