Agricultor familiar Fábio Tabata fala sobre sua produção a estudantes da UnB
Estudantes de agronomia e engenharia florestal da Universidade de Brasília (UnB) visitaram uma propriedade da agricultura familiar atendida pela Emater-DF, em uma ação da disciplina de extensão rural, ministrada pelo professor Gabriel Medina. A visita aconteceu nessa quarta-feira (16) em uma propriedade no Núcleo Hortícola Vargem Bonita, no Park Way.
Emater-DF fala sobre extensão rural a estudantes da UnB
Jovens do programa Filhos deste Solo visitam propriedade de sucesso referência em orgânicos
Semana do Produtor do Gama é aberta com entrega de documento de regularização de terras
Antes de chegar à propriedade escolhida para a visita, os alunos conheceram o escritório da Emater-DF localizado na comunidade para um bate-papo inicial. O extensionista rural, agrônomo e gerente do escritório da empresa na Vargem Bonita, Claudinei Machado, apresentou as ações práticas da extensão rural pública e respondeu perguntas do grupo sobre a atuação na região. “Temos um planejamento de ações ao longo do ano e precisamos nos organizar para atingir a meta de visitas individuais às propriedades rurais”, disse Machado.
Grupo de alunos da UnB conversa sobre extensão rural no escritório da Vargem Bonita
Já na propriedade rural, os estudantes conheceram a dinâmica do agricultor familiar Fábio Tabata e questionaram sobre a maior dificuldade enfrentada pelo produtor. “Produzir folhosas no solo muito úmido, porque na época das chuvas aumenta o custo e cai o preço”, afirmou o agricultor, que enfrenta uma peculiaridade da região: o solo úmido de várzeas. “Ainda assim, existe o risco de, futuramente, essa região não ter tanta disponibilidade de água”, alertou Machado, que leva assistência técnica e extensão rural ao agricultor.
Outra questão difícil enfrentada pelo agricultor é a falta de disponibilidade e o alto preço da mão de obra. “Estamos em uma região que possui forte pressão da área urbana, então se uma diária custa um valor, aqui chega a ser 40% mais cara, o que inviabiliza o agricultor aumentar a sua produção, pois aumenta muito o custo de manutenção e colheita”, explica o gerente da Emater-DF na Vargem Bonita.
O gerente do escritório da Emater em Vargem Bonita, Claudinei Machado, tira dúvidas de estudantes
Além de conhecer a organização dos plantios na chácara de Fábio Tabata, os estudantes também perguntaram sobre as formas de comercialização, linhas de financiamento rural, processo de regularização fundiária e outros assuntos. “A visita foi muito proveitosa e a universidade também está de portas abertas para recebê-lo”, disse Gabriel Medina em agradecimento ao agricultor.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br