As práticas agrícolas mais sustentáveis e respeitosas ao meio ambiente podem ser utilizadas não só pelos produtores de alimentos orgânicos — aqueles que não utilizam agrotóxicos e insumos químicos — como também pelos agricultores convencionais. Assim, a Emater-DF procura atualizar seus extensionistas com cursos que apresentam novas técnicas e tecnologias com foco na produção saudável. Na última quarta-feira (04), mais de 30 profissionais iniciaram o Curso de Métodos e Práticas de Agroecologia na Produção Vegetal, num trabalho conjunto com a Universidade de Brasília — estudantes do curso de Agronomia também participam da atividade, que termina no próximo dia 13 (sexta-feira).
De acordo com o coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, o curso pretende ampliar e aprofundar o conhecimento dos técnicos em práticas agroecológicas. “Dessa forma, poderemos atender a todos os produtores orgânicos e não-orgânicos, contribuindo assim para uma produção de alimentos mais limpa e mais segura”, observa.
As aulas procuram equalizar a parte prática e a parte teórica. Na quarta-feira pela manhã, os participantes estiveram na Fazenda Malunga, localizada no núcleo rural Lamarão, onde fizeram testes de solo na plantação de tomates orgânicos. O objetivo era calcular o equilíbrio nutricional do solo, um dos fatores que interferem na saúde e qualidade dos frutos.
A programação inclui aulas na Embrapa, em uma fábrica de biofertilizantes e em outras propriedades. O curso conta com a parceria do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CVT-AAO) da UnB.
Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br