Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/11/21 às 17h48 - Atualizado em 11/11/21 às 11h18

Emater-DF e Faser discutem XIV Congresso Nacional dos Trabalhadores de Ater

COMPARTILHAR

Presidente da Emater-DF recebe representantes da Faser na sede da empresa

 

Para alinhar questões sobre o XIV Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e do Serviço Público Agrícola do Brasil (Confaser), que será realizado em Brasília no próximo ano, representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola (Faser) participaram de reunião na Emater-DF.

 

O encontro, realizado na sede da empresa nesta terça-feira (9), contou com a presença da presidente Denise Fonseca e de integrantes da direção, da Associação dos Servidores (Asser) e da Comissão interna criada para organização do evento. A previsão é a de que o Confaser seja realizado em junho de 2022.

 

“O possível local para o Confaser é fantástico. Vimos o quão estruturada, unida e integrada está a equipe organizadora, composta pela Asser-DF, filiada à Faser, e a instituição anfitriã Emater-DF. É super importante o apoio que a Emater está dando. Isso fortalece o evento em que participarão profissionais de Ater e Pesquisa Agrícola de todo o país.”, ressaltou a coordenadora-geral da Faser, Lucia Morais Kinceler.

 

Para a presidente Denise Fonseca, ser anfitriões do evento torna o Confaser ainda mais especial para os extensionistas da empresa. “No que depender da gente, será um evento de muito aprendizado, troca de informações e de construção. Estamos prontos para auxiliar no que for preciso e também para participar intensamente”, afirmou.

 

Representantes da Faser e servidores da Emater-DF

O Confaser acontece a cada três anos e é o mais expressivo evento técnico e político em se tratando de extensão rural brasileira. Durante o evento, são tratadas questões do cotidiano dos trabalhos de Ater, que tem como foco o trabalho de extensão rural, pesquisa e administração. Além disso, o evento busca trazer as experiências, análises, desafios e casos que marcam o trabalho no dia a dia.

 

“Esse confaser vem para trazer os anseios e as soluções da Ater do país. É uma oportunidade de compartilhamento das diferentes experiências e uma oportunidade de conhecer a realidade das outras ematers. É o olhar visto do trabalhador, de quem está na ponta e enfrenta a realidade”, destacou o coordenador de Ater da Faser, Pedro Carllotto.

 

A ​ Faser é uma entidade federativa que congrega, defende e representa a categoria de trabalhadores, tendo como objetivo central o encaminhamento das reivindicações de suas entidades filiadas (sindicatos, associações e outras entidades representativas). A federação tem 20 filiadas. Durante o Confaser, participam delegações de todos os estados. 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br