Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/24 às 17h08 - Atualizado em 5/06/24 às 10h58

Emater-DF da Taquara recebe mutirão do Cras

COMPARTILHAR

Ao longo da manhã, cerca de 50 pessoas foram atendidas. O serviço mais procurado foi solicitação ou renovação do cartão Prato Cheio

 

 

Neuma, Joelma e Kelliane, respectivamente, produtora rural, dona de casa e trabalhadora rural, representam as 50 pessoas que foram atendidas na manhã desta terça-feira (4) pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no escritório da Emater-DF no Núcleo Rural Taquara, região de Planaltina. Kelliane e Joelma, assim como a grande maioria das pessoas atendidas, foram requerer o cartão Prato Cheio, benefício concedido pelo Governo do Distrito Federal a pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar.

 

A trabalhadora rural Kellianne dos Santos Silva, mãe do Davi Luca dos Santos, solicitou o Cartão Prato Cheio no ano passado e só agora teve o benefício concedido. “Eu não sabia muito como funcionava, agora sei que a gente vai sendo chamado à medida que o governo pode pagar o benefício. Soube hoje que em dois meses já vou receber o Prato Cheio e vai me ajudar muito”, disse a trabalhadora rural, que está afastada do serviço para cuidar do filho que tem pouco mais de um ano.

 

Neuma Fernandes Brito, ex-produtora rural afastada da lida para tratar de um teratoma no estômago, teve o Bolsa Família cancelado e foi ao Cras Móvel para voltar a receber o benefício que vai ajudar a pagar os exames pré-operatórios. “Eu não tenho outra renda, sou sozinha e tenho vivido com o Cartão Prato Cheio e com doação dos vizinhos, que são muito bons. Com esse atendimento do Cras na Emater-DF, consegui regularizar o cadastro e vou voltar a receber o Bolsa Família. Estou aliviada”, declarou Neuma, que também participa do Grupo de Idosos da Taquara.

 

Parceria

A ação, conhecida por Cras Móvel, faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF para facilitar que as políticas públicas cheguem às pessoas que moram longe das cidades e possuem dificuldade de irem até uma unidade do Cras nas regiões administrativas.

 

“A parceria com a Emater tem sido um suporte importante para garantir a oferta de benefícios e serviços socioassistenciais às famílias vulneráveis que moram no campo. Por meio dessa cooperação, conseguimos fazer inscrição e atualização do Cadastro Único dos produtores rurais e temos apoio para planejar as ações da nossa equipe do Cras Móvel nas localidades mais afastadas e de maior vulnerabilidade social. Essas ações intersetoriais permitem ampliar a nossa rede de proteção social”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

 

De acordo com a extensionista rural Cátia Freitas, do escritório da Emater-DF na Taquara, por meio de uma parceria entre a empresa e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), os técnicos podem fazer ou atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), no entanto, a solicitação do Bolsa Família, Prato Cheio, Carteira do Idoso e outros serviços só podem ser feitos diretamente no Cras, vinculado à Sedes. Considerando, a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar, quase a totalidade dos pedidos é para acessar o Cartão Prato Cheio.

 

“Eu acho espetacular trazer um mutirão do Cras aqui para o escritório, tanto para a gente da Emater quanto para a própria comunidade porque são agilizados os serviços que as pessoas têm dificuldade de acessar por meio do agendamento. Dessa forma, esses mutirões nos escritórios da Emater agilizam a vida das pessoas que precisam e elas já saem daqui com as suas demandas resolvidas e nós da Emater-DF e Sedes com a nossa missão cumprida”, afirmou Cátia Freitas.

 

Joelma Torres de Sousa foi ao mutirão do Cras para atualizar os dados no CadÚnico e renovar o cartão Prato Cheio, que está suspenso. Segundo a dona de casa, se não fosse a ação do Cras Movel, não teria conseguido fazer o serviço. “Esse serviço do Cras aqui na Emater-DF é 100% maravilhoso. Se não tivesse isso para a gente que mora longe, sabe quando ia conseguir agendar o atendimento. Além do custo de ir até Planaltina. Agora, meu problema está resolvido”, disse.

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br