Extensionistas rurais da Emater-DF participaram, nesta quinta-feira (14), da primeira etapa do Curso de Conservação do Solo oferecido pelo Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da empresa. A atividade tem como objetivo capacitar os técnicos para elaboração e acompanhamento de projetos importantes na área rural.
De acordo com o engenheiro-agrônomo Marcos Lara, gerente de Meio Ambiente (Geamb) da Emater-DF, o foco é consolidar práticas agropecuárias com responsabilidade ambiental. “Esses equipamentos devem ser implantados com a preocupação de evitar erosões, e parte da atividade do extensionista é elaborar projetos nessa área”, observa.
Dentre os projetos que se encaixam nessa categoria estão os canais de irrigação, barraginhas, terraceamento, curvas de nível, tanques lonados, de ferrocimento ou escavados para criação de peixes e camarões. “Tudo isso deve ser feito com acompanhamento técnico e esse é um dos trabalhos da extensão rural, buscando a responsabilidade ambiental para que se produza alimentos cada vez mais seguros e saudáveis”, completa Marcos Lara.
O extensionista acrescenta que a capacitação nessa temática deve ser feita com uma frequência aproximada de dois a três anos. “Sempre é importante atualizar o conhecimento, além de acompanhar o eventual surgimento de novas tecnologias”, conclui.
No período vespertino, os técnicos fizeram um treinamento prático em topografia. “Estamos vendo como se nivela um terreno, numa representação de relevo. É a etapa inicial de qualquer projeto de engenharia, seja a implantação de um canal, barragem, curvas de nível, estradas e várias obras importantes no meio rural”, explica o extensionista Emirton de Araújo, da Geamb.
O curso é dividido em três etapas, sempre às quintas-feiras, totalizando 24 horas de capacitação. A atividade faz parte do programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) da Emater-DF, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de capacitação de acordo com a área de atuação dos profissionais do quadro da empresa. Lançado em 2022, o programa é coordenado pelo Cefor.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br