Governo do Distrito Federal
7/01/22 às 13h29 - Atualizado em 7/01/22 às 16h11

Emater-DF acompanha instalação de sistemas de irrigação com uso de energia fotovoltaica

COMPARTILHAR

Equipe da Emater-DF visita instalação do sistema de irrigação com uso de energia fotovoltaica.

 

 

A presidente em exercício da Emater-DF, Loiselene Trindade,  visitou nessa quinta-feira (06/01) o assentamento Estrela da Lua, na área rural do Paranoá, para conferir a finalização da instalação dos sistemas de irrigação com uso de energia fotovoltaica. No total, foram construídos nove tanques de armazenamento de água, com uso de uma bomba movida à energia fotovoltaica, em sistema off grid sem baterias. Esse é o primeiro sistema de energia fotovoltaica instalado em um assentamento no DF.

 

Mais de R$10 milhões foram injetados na agricultura do DF em 2021 por meio de créditos rurais

Mapa define novas condições para implementar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

Sistema de irrigação com energia solar começa a ser instalado no assentamento Estrela da Lua

 

O projeto é uma parceria entre a comunidade, a Emater-DF e a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), em que a secretaria fez a entrega de kits de irrigação, a Emater-DF propôs a instalação da energia fotovoltaica e a comunidade apoiou com a mão-de-obra. O resultado foi a criação de um complexo sistema de condução que, utilizando a energia do sol, vai levar a água do curso d’água até um sistema de tanques e caixas, viabilizando a produção agrícola no assentamento.

 

“Aqui é um modelo desse tipo de sistema e a participação da comunidade foi fundamental”, afirmou a  presidente em exercício da Emater-DF, Loiselene Trindade. “Essa experiência já nos mostrou o que precisa para fazer acontecer, inclusive com os custos na ponta do lápis, o tipo de lona, tudo isso a gente agora pode ampliar para outras comunidades”, disse.

 

Sistema com uso de energia fotovoltaica bombeia água para tanque de armazenamento em cada propriedade.

 

Segundo o agricultor Claudionor Pereira, dirigente do Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MATR) e uma das lideranças do assentamento, a falta de água era uma demanda antiga dos assentados, que só conseguiam plantar na época das chuvas.

 

“Vindo essa água, a gente pode aumentar nossa produção e trazer dignidade pra casa, porque não tem como manter a agricultura familiar sem a água”, disse Claudionor Pereira.  O agricultor se dispôs a abrir o assentamento a interessados em conhecer o sistema de captação de água para irrigação por meio de energia fotovoltaica.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br