Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/13 às 9h35 - Atualizado em 29/10/18 às 10h44

Emater apresenta opções de acesso ao mercado na Agrobrasília

COMPARTILHAR

Pensando não só nas diversas possibilidades de produção para as propriedades familiares, mas também na destinação final do produto obtido, a Emater-DF, em parceria com diversas instituições, apresentará, em 2013, opções disponíveis em máquinas e equipamentos que possibilitam a agroindustrialização e o acesso ao mercado

 

O EVAF objetiva demonstrar tecnologias e soluções para a pequena produção por meio de unidades demonstrativas de atividades, divididas em rotas que abordarão a horticultura, a floricultura, a pecuária, a piscicultura, a avicultura e a agroecologia. Aliada a essas rotas, desde a edição passada, o EVAF conta também com uma área dedicada ao acesso ao mercado.

 

As boas práticas na produção, na colheita e na manipulação dos produtos, a agroindustrialização e a comercialização serão os principais temas tratados em áreas distribuídas entre as rotas do EVAF. “Traremos equipamentos e técnicas que facilitam a vida do agricultor familiar e também valorizam o produto final”, explica o engenheiro agrônomo da Emater-DF, Carlos Banci.

 

No que diz respeito às boas práticas na produção, serão tratados temas como a correta armazenagem de insumos, o momento certo de colher, bem como maneiras de facilitar o transporte até a adequada armazenagem dos produtos. Por meio da parceria com empresas fabricantes de equipamentos para processamento de alimentos, por exemplo, os visitantes poderão acompanhar demonstrações e avaliar a possibilidade de utilização das tecnologias em suas propriedades, associações ou cooperativas.

 

A importância da construção de packing house’s, que são casas de embalagens usadas para manipular e embalar os produtos, será abordada com a intenção de demonstrar ao pequeno agricultor a possibilidade de agregar valor ao produto pelo simples fato de dar a ele uma melhor apresentação.

 

O acesso ao mercado passa também pela adequação do produto ao mercado. “É importante dar ao consumidor o que ele realmente necessita. Nesse sentido, oferecer um produto já descascado, picado ou minimamente processado pode atender a um público muito maior”, enfatiza Banci.

 

Em 2012, mais de 5 mil agricultores familiares estiveram no EVAF e aprimoraram seus conhecimentos na Agrobrasília. Em 2013, a expectativa é de que mais de 6 mil agricultores passem pelo EVAF. “Esta é uma ação de educação, de capacitação para os nossos agricultores, é o momento de sair da sua realidade e ver na feira que é possível fazer também na sua propriedade” finaliza Banci.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – AgroBrasília

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br