Cooperativa Agropecuária de São Sebastião receberá acompanhamento por 18 meses e terá diagnóstico, plano de gestão e monitoramento das ações
Nessa quinta-feira (5), a Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas) recebeu a equipe do programa Empreender e Inovar, da Emater-DF, para a primeira reunião de 2017.
No encontro com a diretoria da cooperativa, a equipe da Emater esclareceu diversos pontos dos termos de adesão e de compromisso assinados para participação da Copas nos programas Empreender e Inovar e Associar e Cooperar e apresentou o cronograma de trabalho para este ano.
Empreender e Inovar
O programa está baseado no acompanhamento gerencial do empreendimento, de maneira a identificar problemas e soluções, fazendo com que empreendedor ou as organizações sociais possam ter uma visão profissional de seu negócio do ponto de vista de gestão. Esse acompanhamento terá duração de 18 meses, dividido em três etapas:
• Diagnóstico – análise profunda do empreendimento, onde será elaborado o diagnóstico completo e o plano de gestão a ser implantado;
• Plano de Gestão – será apresentado um Plano de Gestão ao empreendedor, que receberá auxílio na implantação de melhorias de acordo com o objetivo do empreendimento;
• Monitoramento – acompanhamento das ações implantadas e melhoria contínua. Após 18 meses, será apresentado um relatório da evolução do empreendimento.
Em 2016, o programa Empreender e Inovar já havia feito uma seleção de sete empreendimentos entre cooperativas, associações, agroindústrias e produtores individuais. Para 2017, abriu mais 14 vagas, sendo a Copas uma das instituições a serem acompanhadas a partir de 2017.
Associar e Cooperar
O programa Associar e Cooperar complementa o trabalho do Empreender e Invoar, já que a iniciativa busca promover o fortalecimento de aspectos do cooperativismo e associativismo. São três instituições participantes atualmente. Executado pelos técnicos do escritório da Emater em São Sebastião, que acompanham a Copas mais de perto, o programa tem atualizado a base dos cooperados, buscando aumentar a captação de leite para a cooperativa.
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br