Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/21 às 15h53 - Atualizado em 14/04/21 às 13h53

Em 2 meses, Emater-DF atende no CadÚnico mais do que em 2020

COMPARTILHAR

 

Dos 286 atendimentos, 224 foram destinados àa produtoras rurais atendidas pela Emater-DF

 

 

A Emater-DF realizou o atendimento de 286 produtores rurais no Cadastro Único (CadÚnico) nos primeiros dois meses do ano, número maior do que todos os atendimentos feitos no ano passado (268). O CadÚnico permite a pessoas de baixa renda acessar programas e benefícios sociais dos governos federal e do Distrito Federal. Dos 286 inscritos, 224 (78,3%) foram mulheres.

 

O cadastramento e a atualização de dados no CadÚnico é resultado do acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), assinado no final de outubro passado, e é exclusivo para produtores rurais. Em janeiro deste ano, cerca de 30 extensionistas da empresa realizaram o curso de entrevistadores para incluir produtores no CadÚnico.

 

Desde fevereiro, a Emater-DF tem realizado mutirões de atendimento nos 16 escritórios locais (veja aqui os endereços) com marcação de horário e obediência aos protocolos de segurança contra o coronavírus. As famílias cadastradas têm renda de até meio salário mínimo mensal (R$ 550) por pessoa ou até três mínimos (R$ 3.300) de renda mensal total.

 

Extensionista da Emater-DF faz cadastro de produtor rural no CadÚnico

 

“Nossa luta é por dignidade aos produtores rurais. O CadÚnico é a porta de entrada para que eles possam ter acesso aos benefícios sociais do governo. Essa parceria com a Sedes só engrandece a atuação pública junto aos que mais precisam”, afirmou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Para a secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha Rocha, a parceria entre a Secretaria e a Emater-DF é a prova do compromisso do Governo do Distrito Federal com a pauta social. “A intersetorialidade é um dos principais pilares da Política de Assistência Social. E foi com esse trabalho articulado que possibilitou o Estado aumentar a rede de proteção socioassistencial para as famílias dos pequenos agricultores do DF”, explica.

 

Benefícios do CadÚnico
A inscrição no Cadastro Único é o primeiro passo para acessar políticas públicas de inclusão social federais e do Distrito Federal. É pelo Cadastro Único que se tem acesso, por exemplo, ao Bolsa Família, Programa DF Sem Miséria, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa, Minha Vida e Carteira do Idoso.

 

O Cadastro Único também funciona como armazenamento de dados da população em situação de vulnerabilidade social e permite que o poder público tenha informações para elaborar políticas públicas de proteção social voltadas para a população de baixa renda.

 

“Para alguns, isso significa sobrevivência nestes tempos difíceis. O que antes eles levavam meses, por questão de distância, falta de telefone para marcar ou outros problemas, agora eles têm com facilidade nos escritórios locais, por meio dos nossos técnicos. A Emater pensa em todas as necessidades do produtor, sejam elas produtivas ou sociais”, ressalta a gerente de Desenvolvimento Sociofamiliar da Emater-DF, Fernanda Lima.

 

Atendimento
Os produtores rurais cadastrados na Emater-DF interessados em fazer inscrição no CadÚnico devem procurar o escritório da empresa mais próximo da sua propriedade (confira nossos endereços e contatos e agende no escritório o seu atendimento). Já para o público urbano, basta ligar no telefone 156, opção 1, ou pelo site www.sedes.df.gov.br e agendar um atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência da família.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br