Técnica americana usada na atividade estimula a criatividade dos participantes e cria espaço para a fluência da inteligência coletiva
Para discutir o Planejamento Anual de Trabalho (PAT) 2024, a Coordenadoria de Operações (Coper) da Emater-DF reuniu em um “Café Mundial”, na última sexta-feira (15), os gerentes dos escritórios locais, gerentes táticos e responsáveis pelas cadeias produtivas prioritárias. Criado pela socióloga Juanita Brown e pelo administrador David Isaacs na Califórnia (EUA), em 1995, o Café Mundial é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, colaborativa, criativa e de fácil utilização, que visa gerar e fomentar diálogos baseados em temáticas e perguntas relevantes.
O método foi escolhido pela coordenadora de Operações, Adriana Nascimento, por ser muito útil para estimular a criatividade, promover um diálogo construtivo e enriquecedor, além de fluir a inteligência coletiva e criar possibilidades inovadoras de ação. “Construir o planejamento de trabalho para 2024 é um processo longo, que exige a participação ativa dos gestores da empresa. Para isso, provoquei uma conversa informal, descontraída, como estivéssemos numa mesa de um café, visando descobrir e gerar conhecimento coletivo que permitisse construir um planejamento alinhado com o planejamento estratégico da empresa e que atenda melhor os nossos produtores rurais. Foi um processo extremamente criativo, que gerou muitas possibilidades de conexão entre as pessoas e as ideias”, destacou Adriana Nascimento.
O Café Mundial da Coper/Emater-DF se desenvolveu por meio de diálogos em grupos, nos quais os participantes se dividiram m em 15 mesas, onde puderam conversar em torno das ações de assistência técnica e extensão rural (ater) para a área rural do DF. “O processo foi organizado de forma que as pessoas puderam circular entre os diversos grupos e conversarem, conectando as ideias, tornando possível um planejamento adequado e que traga resultados para o desenvolvimento local e regional”, concluiu Adriana Nascimento.
De acordo com o supervisor da Regional Leste, Fabiano Carvalho, a reunião permitiu a discussão e análise das propostas dos planos de desenvolvimento local elaborados pelas gerências locais juntamente com os gerentes táticos, de forma a otimizar o planejamento das ações que serão ofertadas aos beneficiários de ater. “A estratégia do café mundial foi muito interessante pois permitiu avaliar as iniciativas para o PAT 2024, que devem estar alinhadas ao Plano Estratégico Institucional (PEI) para cumprir os objetivos e metas definidos pela Empresa. Dessa forma, esperamos que o planejamento seja produzido de forma mais assertiva”, avaliou Fabiano Carvalho.
Para a gerente do escritório local da Emater-DF em Vargem Bonita, Cláudia Coelho, o encontro permitiu aos gerentes locais exporem, aos gerentes táticos, seus pensamentos e vivências diárias com o produtor, além das demandas da comunidade.
“Essa nova metodologia foi muito boa, tivemos a oportunidade de conversar com todos os gerentes táticos e apresentar as nossas ideias, para que eles pudessem conhecer o nosso planejamento antes de fazerem os planejamentos de campo deles. Por outro lado, cada gerente de escritório local pode, de forma rápida, apresentar o seu projeto, o que permitiu conhecermos a realidade de todos. Está aprovada”, finalizou Cláudia Coelho.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br