Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/21 às 18h31 - Atualizado em 6/12/21 às 21h50

Dia do Extensionista Rural é comemorado com sessão solene na Câmara dos Deputados

COMPARTILHAR

Solenidade na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira 6) – Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

 

Extensionista rural é aquele que coloca o pé na estrada e vai em propriedades rurais sanar dúvidas e dificuldades de pequenos produtores. Todo dia é um desafio e o objetivo é um só: promover o desenvolvimento rural sustentável das famílias do campo com novas tecnologias e fazer com que elas sejam viáveis economicamente.

 

Para homenagear os 73 anos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no país, a Câmara dos Deputados promoveu uma sessão solene com o objetivo de reconhecer a importância desses profissionais na transformação das vidas de pessoas do campo. O evento contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar de Ater, Deputado Federal Zé Silva, da diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade; do representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, Francisco Auri Júnior; da coordenadora-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola (Faser), Lúcia Kinceler; do presidente da Anater, Ademar Silva Júnior; e da deputada federal Érika Kokay.

 

Presidente da Emater-DF acompanha atendimento de técnicos em propriedade produtora de uvas em Sobradinho

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, enviou mensagem parabenizando os extensionistas rurais. “A agricultura familiar é responsável pela produção de maior parte dos alimentos produzidos no país. […] Mas, nada disso seria possível sem o trabalho criterioso e de excelência prestado pelos extensionistas rurais, aos quais hoje rendemos nossas homenagens”, escreveu .

 

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a extensão rural é essencial para as transformações no meio rural. “Ninguém conhece o Brasil rural como as empresas estaduais de extensão rural. Esse é o papel da ater pública oficial deste país. No DF, temos muitos guerreiros trabalhando na extensão rural e que são aguerridos pelas transformações sociais, produtivas e econômicas do campo”, afirmou.

 

O trabalho de um extensionista rural agrega profissionais de diversas áreas, como engenheiros-agrônomos e agrícolas, médicos-veterinários, zootecnistas, economista-doméstico entre outros, para atuar na promoção do desenvolvimento rural sustentável. De acordo com dados da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o Brasil tem mais de 15 mil extensionistas atendendo mais de dois milhões de famílias rurais.

 

O deputado federal Zé Silva afirmou que o pacto pela extensão rural em construção terá o compromisso de reunir todos os setores para fortalecer a agricultura familiar e a assistência técnica e de extensão rural do país.  “Precisamos garantir recursos e investimentos, liberdade de atuação dos profissionais de ater na construção de saberes. O saber do agricultor mais o saber da ciência, da academia e da pesquisa vão credenciar o Brasil para a economia verde, a 5G”, ponderou.

 

Ater no DF

Diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, fala na solenidade

No Distrito Federal, a promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar é realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), desde a sua criação em 07 de abril de 1978. Trata-se de uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) do DF.

 

“Somos imprescindíveis na execução das políticas públicas para os agricultores e nas transformações no campo. É visível a diferença quando existe a atuação da ater pública em uma propriedade. É notável na produtividade, na qualidade de vida das famílias rurais, das famílias consumidoras que vivem nas cidades, na forma de produção sustentável e, consequentemente, no meio ambiente”, ressaltou a diretora-executiva da Emater, Loiselene Trindade, que esteve presente na solenidade.

 

A empresa realiza mais de 150 mil atendimentos por ano a produtores rurais, por meio de diversos métodos como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas. São esses métodos que aproximam os agricultores das tecnologias, inovações e orientações levadas pelos profissionais. Na área social, a Emater-DF orienta sobre aposentadoria rural, benefícios sociais e políticas públicas de inclusão.

 

Dessa forma, um extensionista rural auxilia o agricultor familiar a superar limitações de recursos e estrutura, facilitando o acesso ao crédito, promovendo capacitação e garantindo a assistência técnica necessária.

 

A dirigente da Faser, Lúcia Kinceler, defendeu que “o extensionista rural representa um número significativo  de profissionais brasileiros que não medem esforços e trabalham arduamente com a confiança integral do agricultor. Ele é um parceiro que está sempre disponível para uma palavra ao agricultor, que vê o ambiente familiar e agricultura como um conjunto”.

 

O profissional de ater é o ponto de apoio do agricultor. É ele quem tira todas as dúvidas, desde a parte da extensão, da assistência técnica propriamente dita, como também os assuntos relacionados à regularização da documentação, regularização do lote, a parte social. O extensionista é fundamental para o agricultor familiar e para toda a sociedade, que recebe alimentos mais saudáveis e produzidos de forma mais segura.

 

Produtor do Gama é atendido por técnico da Emater-DF

 

Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br