Com início nesta terça-feira (11), projeto quer promover o resgate cultural dos núcleos rurais, capacitando e qualificando mulheres e jovens em bordado
Bordando a Vida Rural é um projeto da Emater-DF, que beneficiará, inicialmente, 56 mulheres da agricultura familiar do Distrito Federal. O objetivo é promover o resgate cultural dos núcleos rurais, capacitando e qualificando mulheres e jovens artesãos e artesãs em bordado. Os três primeiros cursos serão dados nesta terça-feira, 11, nos escritórios da Emater-DF de Tabatinga, PAD-DF e no Centro de Comercialização e Capacitação, na Ceasa. Os cursos serão ministrados das 8h às 12h (Tabatinga) e das 13h às 17h (PAD-DF e CCC).
“As atividades rurais não agrícolas são alternativas econômicas para incrementar a renda das famílias oportunizando a inclusão social, promovendo a participação no desenvolvimento, e a equidade, especialmente de segmentos menos privilegiados como das mulheres, idosos, jovens, agricultores familiares e assentados de reforma agrária. O artesanato é uma das atividades não agrícolas e traz em si um valor cultural, além de mostrar as potencialidades locais”, afirma a coordenadora do projeto, a Extensionista Selma Tavares.
Os materiais vão colorir tecidos e contar histórias do imaginário dos que vivem na área rural. A técnica do patchwork (emenda de retalhos) também será ensinada.
No Escritório de Tabatinga, a atividade abrangerá pessoas das regiões do Paranoá, de Planaltina, Taquara e Rio Preto. No PAD-DF, sob a orientação da extensionista Zaida Regina Almeida da Silva.
Na quarta-feira, 12, é a vez da Região Oeste e o CCC abre as portas para atender mulheres e jovens de Sobradinho, São Sebastião, Ceilândia, Vargem Bonita e Brazlândia, das 13 às 17h.
“A ideia é a valorização do artesanato, muito além do produto industrializado”, reforça Sema Tavares. Mulheres rurais do assentamento Estrela da Lua já têm 15 vagas garantidas.
Serviço: Curso Bordando a Vida Rural.
Data: 11/07/2017 – Tabatinga e PAD-DF
13/07/2017 – CCC
Locais: escritórios de Tabatinda, do PAD-DF e CCC (Ceasa).
Horários: 8h às 12h – Tabatinga
13h às 17h – PAD-DF e CCC
Mais informações: Selma – 33119372
Assessoria de Comunicação da Emater-DF
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br