Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/22 às 14h33 - Atualizado em 27/10/22 às 14h33

Coopermista realiza encontro técnico com apoio da Emater-DF

COMPARTILHAR

 

A Cooperativa da Agricultura Familiar Mista do Rio Preto (Coopermista) realizou, nesta quarta-feira (26), seu 1º Encontro Técnico. Durante o evento, que ocorreu na sede da instituição, na comunidade da Lagoinha (núcleo rural Rio Preto, RA Planaltina), foram abordados temas alusivos à melhoria na produção, como análise de solo, aperfeiçoamento das técnicas de aplicação de insumos, dentre outros. Representantes da Emater-DF estiveram presentes para apoiar o evento.

 

Surgida em 2016, a Coopermista conta hoje com 105 cooperados, que cultivam mais de 30 produtos entre hortaliças e frutas — abóbora, cenoura, beterraba, inhame, couve-flor, pimentão, limão e maracujá. “Atualmente, entregamos para os programas de compras institucionais, que foi o que garantiu nossa renda durante a pandemia”, explica o presidente da cooperativa, Ivan Engler.

 

A Coopermista tem contratos de quase R$ 5 milhões com o GDF, por meio do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), PAB (Programa de Alimenta Brasil), Papa (Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura). A instituição também tem contratos com as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Agricultura (Seagri). Atualmente, mais de 100 escolas de Planaltina, Sobradinho e Santa Maria recebem alimentos da Coopermista.

 

Para o chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, a parceria da cooperativa com a empresa é fundamental para o desenvolvimento da economia rural. “Nosso papel é apoiar, estar junto com os produtores, colaborando com o crescimento da atividade e das famílias”, ponderou.

 

O 1º Encontro Técnico da Coopermista teve o apoio do escritório da Emater-DF no núcleo rural Rio Preto, com a equipe coordenada pelo engenheiro-agrônomo Eduardo Damásio.

 

A abóbora é um dos principais produtos da Coopermista

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br