Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/18 às 14h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Construção de reservatório lonado na Barra Alta

COMPARTILHAR

 

Uma das atividades da 29ª Semana do Produtor Rural de Tabatinga, dia de campo promove mutirão para construção de tanque lonado

 

Com o objetivo de orientar os produtores da região agrícola de Planaltina sobre a construção de reservatórios de água duráveis e de baixo custo, a Emater-DF realizou nessa quinta-feira (24) o Dia de Campo sobre Reservatório de Água para Irrigação, uma das ações da Semana do Produtor Rural de Tabatinga.

 

Promovido em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e a Associação dos Produtores da Barra Alta (Aproalta), o evento realizou a construção de um tanque lonado na propriedade do produtor Gilvane Barros, na comunidade Barra Alta, no Núcleo Rural Tabatinga.

 

A presidente da Aproalta, Estela Barreto, agradeceu a colaboração dos moradores da Barra Alta e a atuação da Emater-DF na região. “Quem viu antes e vê hoje houve um grande avanço tecnológico aqui nessas terras e quando se investe nas terras, tem resultado”, afirmou Estela. O reservatório construído terá a finalidade de captar água das chuvas e utilizar para irrigação.

 

Para o produtor Gilvane e sua esposa Marizete Barros, que abriram sua propriedade para o dia de campo, o tanque é um projeto que faz parte de um sonho realizado. “Eu sempre quis voltar para o campo”, afirmou o produtor que há pouco mais de um ano, vendeu tudo o que tinha na cidade para comprar uma propriedade e ter sua própria plantação. “Hoje tenho abacaxi, mandioca e milho e com o tanque vou querer criar peixes também”, revelou Gilvane.

 

O extensionista rural Geraldo Magela foi convidado para ensinar sobre a construção do tanque. Ele falou da importância do uso racional da água e do potencial de captação de água da chuva. “Cada metro quadrado de telhado pode captar mais de mil litros de água”, disse o extensionista. Ele orientou passo a passo a construção do tanque lonado, com dicas de manutenção e de redução de custos de implantação.

 

O evento terminou com um almoço de confraternização.

 

diadecampoTab2

diadecampoTab3

 

Serviço: 
29ª Semana do Produtor Rural de Tabatinga
Dias 20 a 27 de maio, no Núcleo Rural Tabatinga, Planaltina-DF. 
Informações: 3501-1992

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br