Durante primeira reunião de 2023, gestores do Sistema Agricultura foram apresentados aos representantes rurais
A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal (CDRS-DF) de 2023 aconteceu na manhã desta quarta-feira (29) com o objetivo de apresentar a nova gestão do Sistema Agricultura e ouvir as demandas dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CRDRS) do Distrito Federal.
A presidência da CDRS é ocupada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri), onde estão vinculados os órgãos do Sistema Agricultura (Emater-DF e Ceasa), que também participaram do encontro com os representantes dos CRDRS, além do diretor-presidente do Parque Granja do Torto, Vilmar Angelo Rodrigues.
O secretário interino da Seagri, Rafael Bueno, destacou que o Distrito Federal tem um desempenho agrícola relevante no cenário nacional em diversos segmentos, como grãos, hortaliças e orgânicos, dentre outros, e dessa forma os CRDRS são os porta-vozes das demandas do campo.
“O DF é o terceiro maior produtor de morango do país, é um dos locais mais importantes na produção de sementes de soja. É uma referência nacional quando se fala em produção orgânica. Quando se fala em Valor Bruto da Produção Agropecuária, temos no setor da avicultura mais de 70% do valor, onde aproximadamente 70% do que é produzido aqui alimenta pessoas no Oriente Médio e na Ásia. Então, de maneira geral temos algo muito importante onde a agricultura familiar tem uma presença significativa. Por isso, nós estamos aqui para ouvir vocês e atender na medida da atuação de cada um dos órgãos presentes”, disse.
“A Emater-DF é aquela prefeitura que recebe as demandas de transporte, de água, de estrada, de educação, de energia e é a grande articuladora junto com a Secretaria de Agricultura e junto com esses entes todos que estão aqui hoje. Assim, estamos aqui à disposição de todos vocês para que a gente consiga avançar nas políticas públicas e num setor no qual acredito muito que é a agroindústria”, falou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ao se apresentar aos conselheiros regionais de desenvolvimento rural.
Os representantes dos CRDRS destacaram problemas pontuais, como criação de galpões nas regiões administrativas para realização de feiras, atendimento médico nos postos de saúde, manutenção de estradas rurais, regularização fundiária, obtenção de insumos, como adubo orgânico, aparo de poda e do SLU, dentre outras demandas.
O presidente do CRDRS de Vargem Bonita, Luiz Ueda, afirmou que desde que a Emater-DF foi implantada na região os produtores rurais sempre tiveram apoio irrestrito por parte dos extensionistas rurais. “Se tem uma instituição que atende muito bem nós produtores, e com todo o interesse, é a Emater-DF. Para além disso, trago algumas demandas e dentre elas é a ocupação indevida, que está ocasionando desmatamento, inclusive em local de nascentes”, disse Ueda.
O papel dos conselhos é sugerir diretrizes para elaboração e implementação de políticas públicas rurais referentes ao desenvolvimento agrário, à agricultura familiar e às demais políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável. O DF possui nove conselhos, sendo eles: Paranoá, Ceilândia, Lago Norte, Gama, Planaltina, Brazlândia, Sobradinho, São Sebastião e Vargem Bonita.
A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.
Emater-DF
Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp) E-mail: emater@emater.df.gov.br