Governo do Distrito Federal
21/11/22 às 15h44 - Atualizado em 21/11/22 às 15h44

Congresso discute ciência e tecnologia dos alimentos

COMPARTILHAR

Coorganizado pela Emater-DF, evento visa discutir o atendimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável

 

Alimentos produzidos por agricultores familiares e que são entregues às escolas para alimentação dos alunos

 

 

A Emater-DF é uma das organizadoras do 28º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), que vai discutir a divulgação e a troca de experiências que contribuam para o atendimento das metas de desenvolvimento sustentável (ODS) assumidos pelo Brasil junto às Nações Unidas.  O evento é promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA) e, neste ano, acontece nos dias 22 a 25 de novembro, no formato virtual.

 

O CBCTA reúne autoridades, profissionais, grandes nomes da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes para trocas de experiências e formação de redes de colaboração na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Dessa forma, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, avalia que atuar na organização da 28ª edição do CBCTA fortalece a missão da empresa de promover o desenvolvimento rural sustentável e a segurança alimentar.

 

“Por meio de assistência técnica e extensão rural nas áreas de segurança alimentar e nutricional, a Emater-DF tem focado suas ações sociais promovendo o conhecimento, a oferta de políticas públicas e o bem estar familiar e buscando sempre melhorar a qualidade do alimento produzido no Distrito Federal e incentivar a prática de uma alimentação adequada e saudável na área rural do DF. Por isso, é fundamental saber o caminho que ciência, a tecnologia e a engenharia de alimentos estão trilhando no mundo para cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável, como acabar com a fome e promover uma agricultura sustentável”, afirmou.

 

Implementamos ações desde o plantio até o produto na mesa do consumidor, visando uma agricultura com maior produtividade, melhor qualidade dos alimentos e redução do custo de produção, destacou a gerente de Desenvolvimento Sócio Familiar, Letícia Martinez. “É necessário oferecer capacitações nas áreas de tecnologia de alimentos nas principais cadeias produtivas para o desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores de acordo com as demandas do mercado, além de ações educativas nas boas práticas de fabricação e boas práticas agrícolas para termos alimentos seguros, nutritivos e frescos na mesa da população”, ressaltou.

 

Sobre o Congresso

O CBCTA tem por missão criar um ambiente favorável para divulgar informações, tecnologias, inovações, visando a troca de experiências e formação de redes de colaboração na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Com o tema “A Ciência e Tecnologia de Alimentos no atendimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)”, a 28ª edição vai tratar dos seguintes assuntos: alimentação saudável: tendências e perspectivas; saudabilidade dos alimentos; inovação e sustentabilidade na produção de alimentos: tendências e perspectivas; atualidades na produção de alimentos e redução de perdas e desperdício na cadeia de suprimentos e consumo, dentre outros.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br