Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/21 às 9h38 - Atualizado em 6/10/21 às 9h38

Com auxílio da Emater-DF, professora se apaixona pelo campo e vira produtora rural

COMPARTILHAR

 

Michele Alves Evangelista, 40 anos, é um exemplo de persistência e empreendedorismo. Foi há dois anos que ela, que também é professora, decidiu comprar uma propriedade no Lago Oeste e começou a empreender no meio rural. Foi também com muita luta que ela conseguiu dois pontos de comercialização em shoppings da cidade, onde ela vende seus produtos e de outros produtores do Lago Oeste.

 

No início, quando decidiu por comprar uma propriedade rural, a ideia era apenas ter mais espaço. No entanto, a chácara adquirida já tinha entre 50 e 60 pés de goiaba. “A gente pensou: o que vamos fazer com isso? Foi aí que procuramos a Emater e tudo começou”, lembra.

 

Seguindo conselhos recebidos por técnicos da Emater, Michele e o marido decidiram podar as goiabeiras para verificar se elas seriam produtivas. As que não produziram, foram retiradas. Em seguida, também sob orientação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF, iniciou a fabricação de geleias e o processo para regularizar a agroindústria.

 

Na chácara, Michele cultiva goiaba, figo e amora. Ela conta que produz de maneira orgânica, mas ainda está em processo de certificação. Somente quando todo o trâmite estiver finalizado, ela poderá usar o selo verde “Produto Orgânico Brasil”, que atesta a origem do alimento.

 

O restante das frutas que usa nas geleias – morango, jaboticaba, abacaxi, abacaxi com pimenta, maçã, pimenta, manga com damasco e cupuaçu – compra de outros agricultores. “Exceto o cupuaçu, que vem do Pará, as outras são todas do DF”, conta ela, que procura adquirir apenas produtos orgânicos ou agroecológicos, incluindo o açúcar usado na produção.

 

Comercialização

Para vender as geleias, a produtora começou entregando o doce a pessoas que encomendavam diretamente dela. Mas, depois de muita persistência, conseguiu espaço em duas feiras que ocorrem nos shoppings Liberty Mall e Brasília Shopping, além da Ceasa.

 

“Eu entregava geleia para a dona de uma loja do shopping (Liberty) e um dia ela me falou da feirinha que acontecia no local todas as quartas-feiras. Procurei o marketing do shopping e pedi espaço. Um dia, um produtor que já comercializava verduras no local acabou desistindo e o shopping me ofereceu o espaço dele”, conta Michele, que vende frutas, hortaliças, geleias, ovos, pães, biscoitos e roscas dela e de mais três produtores.

 

A feira do Brasília Shopping também surgiu da persistência de Michelle, que procurou a administração do centro comercial depois de ler uma postagem nas redes sociais. Ela conseguiu o espaço, aos sábados, onde vende os mesmos produtos do Liberty. Para a Ceasa, aos sábados, leva bolos e geleias.

 

A extensionista Isabella Belo acompanha a produtora na região do Lago Oeste

 

Assistência Técnica

Ampliar a produção de frutas na chácara será o próximo passo de Michele, para depender cada vez menos de outros produtores.  “Ainda não consegui dinheiro pra fazer tudo que quero, mas já está nos planos”, finaliza.

 

E ela já conta com a ajuda da Emater-DF também para isso, conforme explica a extensionista Isabella Belo, do escritório de Sobradinho. “Nós ajudamos a Michele desde o início, com manejo, plantio, regularização da agroindústria, do selo de orgânicos com assistência técnica e demos todas as orientações sobre cada um dos passos que ela deu, porque essa é função da Emater.”

 

Isabella conta que movimentos como o da professora, que levava uma vida urbana e acabou se mudando para uma propriedade rural, têm sido cada vez mais comuns no DF. “Temos atendido muitos casos assim, de pessoas que nunca tiveram ligação com a agricultura e, de repente, se mudaram para uma propriedade rural, geralmente pequena, e começaram a produzir e gerar renda. Esse também é o público da Emater. Podemos ajudar”, informa.

 

Michele já é esperada pelos comerciantes e também por visitantes do shopping

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede Emater-DF
CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: (61) 3311-9330 e (61) 3311-9456 (Whatsapp)
E-mail: emater@emater.df.gov.br