Governo do Distrito Federal
20/05/22 às 16h31 - Atualizado em 20/05/22 às 19h23

Com apoio da Emater-DF, Codeplan realiza primeira pesquisa domiciliar rural no DF

COMPARTILHAR

Acordo foi assinado no Espaço da Emater-DF na AgroBrasília. Expectativa é a de que o resultado fique pronto até o final de julho

 

Pesquisa vai coletar dados sobre população rural

 

 

Para levantar as condições de vida da população que mora na área rural do Distrito Federal, está sendo realizada, pela primeira vez na história da capital, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) Rural. O levantamento, que está sendo feito pela Companhia de Planejamento (Codeplan), conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

 

Com objetivo de formalizar o trabalho conjunto, o acordo de cooperação técnica foi assinado nesta sexta-feira (20) pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e pelo presidente da Codeplan, Jean Lima, em solenidade simbólica realizada no Espaço da Emater-DF na AgroBrasília. A expectativa é a de que o resultado fique pronto até o final de julho. 

 

“As equipes já estão em campo e a Emater tem contribuído bastante para que essa pesquisa seja realizada. A gente considera muito importante esse resultado, esse levantamento das famílias rurais e das condições de vida das pessoas para que o governo possa construir ações e ter uma gestão mais assertiva junto a esse público”, destacou o presidente da Codeplan. 

 

O acordo prevê a implementação de ações conjuntas que assegurem o desenvolvimento e compartilhamento de estudos, pesquisas, tecnologias e produção técnica de interesse comum e prestação de assessoria para formulação ou aperfeiçoamento de políticas da gestão e dos serviços que contribuam para o desenvolvimento do DF.

 

Testemunha do acordo assinado, o diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, destacou a importância da pesquisa.” A Terracap é hoje a maior proprietária de terras rurais. Essa pesquisa vai ajudar a implantar nossas políticas de regularização rural.” 

 

Por fornecer dados e informações relevantes sobre a população da área rural, além de fortalecer o Planejamento Estratégico 2019-2060 do Distrito Federal, a pesquisa será um instrumento importante para planejar ações voltadas para a área rural e também para nortear a criação de políticas públicas. 

 

“Nosso objetivo é contribuir para que os técnicos da Codeplan atuem e que a pesquisa seja a mais fidedigna possível. Esse resultado será muito importante para o Governo do Distrito Federal na tomada de decisões”, ressaltou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Desde março, quando a pesquisa iniciou em fase experimental em 96 propriedades de Ceilândia, Gama e Vargem Bonita, os dois órgãos já atuam juntos. A pesquisa tem como objetivo conhecer a situação demográfica, de migração, da condição social e econômica da população residente em área rural no DF, além das características do domicílio e das condições de infraestrutura no âmbito rural. 

 

 

De acordo com o macrozoneamento do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), aproximadamente 69% da área do Distrito Federal é considerada rural. A realização da PDAD Rural é amparada pelo Decreto 32.087, de 19 de agosto de 2010, alterado pelo Decreto 39.403, de 26 de outubro de 2018, que criou a PDAD no Distrito Federal. 

 

A PDAD, até sua última edição, pesquisava apenas as áreas urbanas e áreas rurais com características urbanas no Distrito Federal, não abrangendo toda a área rural. Até então, os domicílios localizados em áreas efetivamente rurais não estavam sendo contemplados na pesquisa, deixando uma lacuna de informações necessárias sobre a população rural.

 

Pela capilaridade na área rural, a Emater-DF está auxiliando técnicos da Codepla nos percursos e no contato com os produtores. O grupo também conta com a estrutura dos escritórios locais da empresa como ponto de apoio. Para que os produtores se sintam seguros ao receber a equipe, a Emater-DF está alertando as comunidades sobre a visita dos entrevistadores.

 

Confira o vídeo sobre o PDAD Rural

 

 

Emater-DF

 

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br